Ogilvy cria personagem com a cara da corrupção
Compartilhar
A corrupção no Brasil é bilionária e, se fosse uma pessoa, seria dona da quinta maior fortuna do mundo, de acordo com a Lista dos Bilionários Forbes de 2017. O personagem criado pela corrupção, portanto, estaria à frente de nomes como Mark Zuckerberg e Carlos Slim.
A revista Forbes Brasil, a Ogilvy e a empresa de tecnologia Nexo criaram, por meio de uma ferramenta de inteligência artificial, o que seria a “cara” da corrupção brasileira. Além do rosto, com todos os traços físicos, também foram apontadas as características de personalidade desse homem, chamado de Sr. Ric Brasil – anagrama de Rica Corrupção do Brasil.
O trabalho da campanha chamada “Ric Brasil” ainda está em andamento, com os últimos ajustes da ferramenta, e a imprensa será capaz de entrevistá-lo até o final deste mês e saber todos os detalhes sobre o homem mais “poderoso” do país. O projeto para se chegar ao Sr. Rico Brasil começou há mais de oito meses com uma ampla pesquisa baseada principalmente em entrevistas e depoimentos de alguns dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato.
A próxima revista Forbes Brasil com a Lista dos Bilionários conta com uma ação especial, também criada pela Ogilvy, para divulgar a campanha. A publicação chega às bancas a partir de 16 de abril.
“A principal ideia da campanha Rico Brasil é destacar o tamanho da corrupção no País. A lista da Forbes é a principal ferramenta para entendermos a riqueza de cada bilionário. Portanto mostrar que a corrupção no Brasil pode gerar uma fortuna desse tamanho é o melhor jeito de a revista usar informação para combater o problema”, comenta Claudio Lima, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil.
FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Título: Ric Brasil
Produto: Institucional
Cliente: Forbes
VP Nacional de Criação: Claudio Lima
Diretor de Criação Executivo: Félix del Valle
Diretor de Criação: Eduardo Doss, Guiga Giacomo
Diretor de Arte: Paulo Engler
Redatora: Mariana Albuquerque
Planejamento: Daniel De Tomazo
Diretor de Operações: Daniel Martins
Diretora de Projetos: Priscilla Saikai
Gerente de Projetos: Beto Campos
UXD: Flávia Goulart, Caroline Salles, Alexander Schevtschenko
RTVC: Patricia Silveira
Mídia: Paulo Ferreira
Montagem: Deydson Rocha
Motion Design: Thiago Bancaro, Marina Carrijo
Atendimento: Juliana Fernandes
Consultoria: Regiane de Oliveira
Aprovação Cliente: Antonio Camarotti
**
Produtora de imagem: Trator Filmes
Diretor: Vinicius Colé
Diretora Executiva: Gabriela Lemos e Armando Ruivo
Direção de Fotografia: Vinicius Colé
Produtor: Eduardo Saraiva
Produtora de Som: Evil Twin
Atendimento: Juiana Tangary e Carol Couto
Diretor Musical: Andre Faria e Murilo Faria
Produção Trilha: Andre Faria, Murilo Faria e Yuri Chix
Criação Trilha: Yuri Chix
**
Tecnologia: Nexo
Equipe: Luiz Carvalho, Diego Figueredo, Ariane Camilla, Juliana Marques
**
Pós Produção: Stratostorm
Produtora Executiva: Helena Hilario
Supervisor de Pós: Mario Pece
Artista 3D: Alan Prado
Motion Designer: Kaio Cruz
Compositor: Igor Sacilotto