Escreva para pesquisar

DESTAQUE

NotCo recria sopa de tartaruga com uso de IA

Compartilhar

A NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas, associou-se ao renomado chef Diego Oka para recriar uma versão 100% à base de plantas das tradicionais “sopas de tartaruga”. O cozinheiro e uma equipe de especialistas culinários da empresa demonstram como preparar a receita sem prejudicar as tartarugas-verdes, durante uma ação realizada no Peru, para cidadãos locais habituados a consumir o prato. Embora vários governos considerem sua caça ilegal, a própria nação peruana e países como Equador e México tratam a refeição como uma iguaria cultural, por isso não deixaram de consumi-la.

 

Segundo a  Sea Turtle Conservancy, população dessas espécies diminuiu significativamente, chegando a apenas 85 mil em todo o mundo. Diante desse contexto, o chef e sua equipe foram ao Peru para ensinar à população como preparar a NotTurtle Soup, uma versão do prato tradicional sem ingredientes de origem animal. Para isso, as habilidades da Giuseppe, a Inteligência Artificial (IA) proprietária da foodtech, foram utilizadas. Essa tecnologia analisa milhares de espécies de plantas a nível molecular para formar novas opções vegetais, sugerindo combinações saborosas, funcionais e sustentáveis.

 

“É uma plataforma de IA poderosa que pode ajudar a resolver problemas antigos da indústria e muito mais. Se o Giuseppe conseguiu replicar a sopa de tartaruga verde em apenas duas semanas, não estamos apenas fornecendo uma alternativa para uma espécie ameaçada, mas também é uma forma de dizer ‘imagine o que mais podemos fazer com a tecnologia’”, disse Matias Muchnick, CEO da NotCo.

 

“Muitas pessoas estão com medo da IA neste momento”, disse Diego Oka. “Mas esta é uma forma incrível de mostrar que quando humanos e tecnologia se unem, podemos resolver qualquer problema. A tecnologia de IA da NotCo reduziu significativamente o tempo de pesquisa e desenvolvimento. Com esse tipo de velocidade e eficiência, as oportunidades são infinitas.”

 

A campanha tem assinatura da GUT. Assista aqui.

Tags:

Deixe um Comentário