Nike: as mulheres e o futebol brasileiro
Compartilhar
Numa iniciativa entre a Nike, a CBF, o Museu do Futebol e a Wieden+Kennedy pode ser conferida até o próximo dia 11, segunda-feira, uma exposição para dar mais atenção à prática do futebol feminino, além de técnicas, árbitras e outras boleiras.
Um manifesto dedicado “Às loucas” abre a primeira das oito instalações espalhadas pela avenida, começando na Consolação até o Paraíso, e é dedicada às mulheres que encaram o desafio de entrar no mundo hegemonicamente masculino do futebol.
Essa campanha é o começo de uma jornada com a qual vamos aumentar a participação feminina no esporte. Queremos que, um dia, no Brasil, o futebol e todas as outras modalidades se tornem um hábito diário para as mulheres”, diz Martina Valle, diretora de marca para mulheres da Nike do Brasil.
A intervenção narra a história em ordem cronológica, que vai desde os primeiros registros de um time feminino no país, passando pelo ano de 1941, quando um decreto proibiu oficialmente a prática do esporte por mulheres. Das primeiras mulheres que ousaram sonhar e criar uma equipe feminina de futebol, em 1958, até os dias atuais.
Todo o material também estará disponível também em Nike.com.br/SP
MANIFESTO
Às loucas
À todas aquelas que ousaram abrir as portas mesmo sem ter as chaves. Que foram adiante sem ter ideia do caminho. Que se lançaram no escuro mais profundo com apenas uma pequena luz como guia: o sonho de jogar futebol.
À todas aquelas que foram as primeiras, as segundas e as terceiras em campo. Que fizeram história sem saber que estavam fazendo história. Que não tinham espaço nos gramados e, mesmo assim, fizeram questão de dar espaço.
À todas aquelas que foram consideradas loucas até serem consideradas gênias, que foram consideradas garotas-problema até serem consideradas garotas-exemplo, dedicamos a primeira exposição à céu aberto do Brasil sobre o futebol feminino.
Que todas as boleiras que se permitiram sonhar ontem continuem inspirando todas aquelas que se permitem sonhar hoje.
E que todas aquelas que sonham hoje possam inspirar as sonhadoras de amanhã.
Afinal, só é loucura até fazer.
Nike. Just do it.
FICHA TÉCNICA:
Titulo/Title
Exposição As mulheres e o futebol brasileiro
Cliente/Client
Nike
Produto/Product
Futebol
Agência/Agency
Wieden + Kennedy São Paulo
Diretores Executivos de Criação/Executive Creative Directors
Eduardo Lima e Renato Simões
Diretores de Criação/Creative Directors
Bruno Oppido e Mariana Borga
Criação
Bruno Oppido, Mariana Borga, Paula Essig, Erika Moreira
RTV/Agency Producer
Regiani Pettinelli e Fernanda Moura
Atendimento/Account
Jorge Papa, Nathalia Assad e Marinna Santos
Planejamento/Planner
Fernando Prado, Beatriz Silva
Mídia/Media
Thais Altschuller, Alex Bezerra, Tayna Perpetua, Lucas Meira
Produtor Gráfico /
Reinaldo Lima
Aprovação Cliente/Client Approval
Daniel Paz, Daniel Ferreira, Livia PInheiro