Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Mês da Mulher: Thais Marques, sócia-fundadora e head de Conteúdo & Marketing da Newton

Compartilhar

Como você vê a evolução das mulheres dentro do mercado de comunicação?

“Sempre que penso na evolução das mulheres no mercado de comunicação, vem à cabeça uma referência sobre o tema que me marcou profundamente: a série Mad Men. Nela, vemos um retrato claro de como as mulheres eram vistas no passado: peças decorativas em um mundo dominado por homens, onde suas opiniões raramente eram levadas em consideração. Mas ali, no meio desse cenário, surge Peggy Olson, uma personagem que rompe barreiras, se torna redatora e desafia o status quo. Descobri depois que ela foi inspirada, entre outras mulheres fantásticas, em Wells Lawrence, uma copywriter que fundou sua própria agência e criou campanhas icônicas, como o “I LOVE NY”, que se tornou uma chancela da cidade e perdura até os dias atuais. Isso me fez refletir o quanto essa jornada é de resistência e reinvenção.

Hoje, percebo que o mercado de comunicação ainda carrega traços masculinos, mas movimentos como a consultoria 65/10, da Thais Fabris — uma profissional que admiro e com quem tive a sorte de trabalhar — mostram que o caminho está mais aberto e possível a cada ano que passa. Ainda assim, o maior desafio que percebo é a constante necessidade de provar nossa competência, de reafirmar nossa voz e nosso lugar, mesmo em ambientes que se mostram saudáveis. É um esforço diário para garantir o respeito e a escuta ativa.

Mas há avanços inegáveis. Basta olhar para a evolução das campanhas publicitárias: a ausência de estereótipos que reduziam mulheres a padrões inalcançáveis, a inclusão de casais homoafetivos em narrativas, a valorização de homens em papéis domésticos e a comunicação voltada para mulheres em produtos que vão muito além dos de casa ou beleza. São mudanças significativas que mostram um novo olhar sobre o papel da mulher na sociedade e na publicidade.

Na minha trajetória, tenho muito orgulho de vivenciar e promover esse movimento. Sou uma das sócias fundadoras da agência Newton, onde temos equilíbrio de gênero no quadro societário. Duas de minhas sócias começaram como colaboradoras e conquistaram seu espaço na sociedade da agência. Também tenho orgulho de termos contratado uma pessoa grávida, celebrando sua chegada ao time, e de ter promovido de cargo uma grande parceira dos meus dias no retorno de sua licença maternidade. Para nós, ações como essas reforçam que lugar de mulher é onde ela quiser. O que precisamos é construir caminhos que possibilitem essa chegada.

A evolução das mulheres na comunicação é feita de passos firmes, conquistas diárias e muita troca. E se há algo que acredito é que essa estrada só se amplia quando cada uma de nós puxa a outra para caminhar junto”.

Tags:

Deixe um Comentário