Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Mês da Mulher: Eliziane Alencar, CEO da Advance

Compartilhar

Como você vê a evolução das mulheres dentro do mercado de comunicação?

 

“Em 2024, 69% dos cargos de liderança na comunicação corporativa no Brasil eram ocupados por mulheres, segundo a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). O dado reflete um avanço significativo, mas o cenário nas agências de publicidade ainda carrega marcas de uma estrutura historicamente desigual.

Enquanto mulheres conquistaram espaço em atendimento e mídia, áreas como estratégia, criação, cargos de liderança (C-level) e participação societária sempre foram majoritariamente masculinas. Hoje, a estratégia já apresenta um equilíbrio maior, e ainda que a criação e os cargos de alto escalão sigam predominantemente masculinos, há avanços rumo à desconstrução desse cenário.

Mais do que uma questão de justiça social, a equidade de gênero traz consistência e profundidade para os projetos desenvolvidos. A crescente presença feminina já impactou a publicidade de forma nítida: campanhas que antes perpetuavam estereótipos machistas tornaram-se inaceitáveis nos dias de hoje.

Entretanto, em um momento de retrocesso das políticas de inclusão, o desafio das mulheres no mercado de comunicação se torna ainda maior. A luta agora é para continuar avançando, sem nenhum passo para trás.”

Tags:

Deixe um Comentário