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Bola da Vez

Matheus Gugelmim, sócio e diretor de projetos da Vox Haus

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No mercado de comunicação, quais os principais desafios para estar mais próximo ao público consumidor em 2024?

 

Segundo dados do Culture Report 2023 do Spotify, 81% dos indivíduos concordam que uma monocultura específica consumida pela maioria das pessoas, como o noticiário das 18h ou um programa de rádio matinal, não existe hoje. Então, se a cultura é diferente para cada ser humano, ela não pode ser universal nem permanecer a mesma.

 

A cada ano, temos mais e mais tendências, dados e conteúdo que precisamos estar atentos. A maior dificuldade é ficar em alerta a todas essas tendências para criar campanhas eficazes com públicos que têm um consumo de conteúdo cada vez mais instantâneo e multicultural.

 

No cenário dinâmico do marketing, manter-se à frente não é apenas um objetivo – é uma necessidade. À medida que avançamos em 2024, a sustentabilidade em constante evolução das preferências dos consumidores, os avanços tecnológicos e as mudanças sociais exigem que estejamos cada vez mais conectados com os assuntos que as pessoas consomem. Para se conectar com os consumidores, devemos adotar uma estratégia que englobe as tendências e abrace a inovação. Na prática, aqui vão alguns itens que considero essenciais para nos mantermos atentos e conectados:

 

1) Utilizar a Inteligência Artificial a seu favor por meio de plataformas que ajudem a organizar dados e tendências, que possam resumir e analisar o quadro; para examinar o cenário Macro de uma forma mais simples.

 

2) Assinar canais de youtube ou podcasts diários ou semanais, que podem trazer insights sobre inovação, para estar sempre por dentro das últimas tecnologias.

 

3) Sair um pouco do digital. Andar na rua, no mercado, no táxi, ver a novela ou o BBB, observar na prática sobre aquilo que todo mundo está falando e sentir as tendências e o comportamento das pessoas. Algumas das melhores campanhas que já vimos, surgiram de insights obtidos por meio desse método.

 

4) Não deixe o FOMO (Fear of Missing Out) tomar conta. Eu sei… Fim de ano, um monte de artigos, conteúdo, revistas, jornais, podcasts, videocasts e vídeos para ver, não é nem de perto uma tarefa fácil. Então, temos que controlar essa ansiedade de querer estar a par de tudo, selecionando o que é mais importante e de interesse. Mas se você chegou até o fim desse artigo, é porque isso não vai significar um problema.

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