Luis Daniel Brito, gerente executivo de Marketing e Marca da Energisa
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Após celebrar seus 120 anos com uma campanha institucional de grande alcance, a Energisa dá sequência à sua estratégia de comunicação com foco no consumidor, agora com uma abordagem mais próxima, bem-humorada e acessível. Em entrevista ao VoxNews, Luis Daniel Brito, gerente executivo de Marketing e Marca do Grupo, revela que esse movimento já estava previsto antes mesmo das comemorações do último ano e detalha como a escolha de Michel Teló como embaixador se alinha à proposta de traduzir temas complexos, como consumo e tarifa de energia, em uma linguagem simples e direta.
A nova campanha “Michel Tem Luz!” é apenas uma das frentes de uma comunicação mais integrada, que acompanha o avanço do ecossistema Energisa em frentes como sustentabilidade, digitalização e inovação.
VoxNews – Depois da celebração dos 120 anos, como a Energisa definiu a estratégia para esse novo momento de comunicação mais próxima e bem-humorada com o consumidor?
Luis Daniel Brito – Na verdade, a estratégia já estava definida mesmo antes da campanha dos 120 anos. Quando fechamos com o Michel, o objetivo já era fazer com que ele tivesse uma atuação transversal para as diversas marcas do Grupo. É lógico que, com a efeméride, fizemos primeiro a campanha institucional para lançar o conceito o “Futuro nos Energisa”. E agora estamos desdobrando a comunicação com foco no cliente das nove distribuidoras do Grupo e da (re)energia, marca que atua no mercado livre de energia, geração solar distribuída e serviços de valor agregado. Ele tem essa versatilidade, capacidade de conversar com diversos públicos e, por isso, foi escolhido como embaixador.
VoxNews – Por que apostar novamente no Michel Teló como porta-voz da marca e qual foi o principal diferencial dele para essa campanha “Michel Tem Luz!”?
Luis Daniel Brito – Michel Tem Luz é uma brincadeira com o sobrenome e o tema da campanha. Uma ideia simples, mas que traz para a gente uma associação direta com nosso serviço. Além disso, levar luz e iluminar são sinônimos de informar, que é a função dessa campanha.
VoxNews – A Energisa lida com temas naturalmente complexos para o público, como tarifa e consumo de energia. Quais foram os principais desafios na hora de traduzir esses assuntos em uma linguagem leve e acessível?
Luis Daniel Brito – Não só a Energisa, como todo setor elétrico vive esse desafio. Nossa atuação vai da geração, passa pela transmissão, comercialização e chega à distribuição, que é uma parte relevante do negócio. Levamos eletricidade a 20 milhões de pessoas em 939 municípios de todas as regiões do país, passando por diversos biomas e realidades socioeconômicas. Por isso precisamos estabelecer um diálogo direto e simples com nossos clientes para que eles entendam como o setor funciona e, principalmente, como o serviço impacta positivamente o seu dia a dia.
Nessa campanha, trazendo dicas, explicamos como funcionam diversos aspectos do serviço e informamos sobre direitos e deveres. Os desafios foram de produção, afinal, criamos 10 filmes com roteiros diferentes abordando os temas mais relevantes para os nossos clientes.
VoxNews – Como vocês pensaram essa estratégia de mídia para manter o diálogo constante com o consumidor?
Luis Daniel Brito – A campanha com o Michel Teló é um dos pilares de uma estratégia mais ampla e integrada de comunicação com o cliente. Temos buscado manter um diálogo contínuo por meio de diversos canais, como as redes sociais, os nossos canais digitais e a própria central de atendimento. Essa atuação faz parte da estratégia macro do Grupo de se aproximar do cliente, simplificar o entendimento sobre energia e fortalecer o relacionamento com a marca.
VoxNews – O conceito “Viva a sua Potência” continua norteando a comunicação da Energisa. Como essa ideia tem evoluído nas campanhas e o que ela representa para a marca hoje?
Luis Daniel Brito – Viva sua potência é o slogan das distribuidoras do Grupo Energisa. Ele traz o propósito do Grupo expresso em uma frase, que traduz o papel da energia na vida das pessoas e das comunidades. Somos essa força, essa energia que fomenta a transformação e movimenta o desenvolvimento econômico e social.
VoxNews – A Energisa tem outros projetos de marca relevantes, como o apoio a comunidades, inovação em canais digitais e iniciativas de sustentabilidade. Exemplifique algumas dessas ações e como elas complementam a estratégia de comunicação da empresa.
Luis Daniel Brito – A Energisa é hoje um ecossistema integrado de soluções energéticas, com atuação em 97% do território nacional e presença em todas as etapas do setor: geração, transmissão, distribuição, gás natural, biometano, energia solar e serviços financeiros. Essa diversificação sustenta a Estratégia Energisa 5D (Descarbonização, Digitalização, Descentralização, Democratização e Diversificação) e orienta nossa forma de gerar valor para a sociedade. Nossas ações vão muito além da comunicação e estão conectadas a três grandes causas: Ação pelo Clima, Transformação Energética e Mobilidade Social.
Em 2024, investimos R$ 77,2 milhões em educação, cultura, inclusão produtiva e empreendedorismo, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas. Apoios como o São João de Campina Grande, o Instituto Vicente Lenilson e a Usina Cultural fortalecem laços com a cultura e identidade locais. Também fomos responsáveis por evitar 539 mil toneladas de CO₂ por ano com a antecipação do maior programa de desligamento de térmicas da Amazônia Legal.
E na frente de inovação, investimos R$ 160 milhões em 2024, além de sermos reconhecidos como a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo Prêmio Valor Inovação. Tudo isso contribui para uma comunicação mais consistente, próxima e verdadeira com nossos públicos, porque nasce de ações concretas que refletem o nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil e com o futuro das próximas gerações.