Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Libero Saporetti – Diretoria Cinematográfica

Compartilhar

Na quarta-feira, 26 de fevereiro, o GNT exibe pela primeira vez na TV o filme “Cariocas, Os Caras e as Caras”, uma parceria do diretor Libero Saporetti (Diretoria Cinematográfica) com Álvaro Rodrigues (DM9Rio). O filme mostra personagens da Cidade Maravilhosa tentando desvendar a sua magia, sem deixar de fora o seu lado histórico.
Ao Voxnews, Libero falou sobre o projeto, o seu nascimento, a longa jornada durante quatro anos entre entrevistas e montagem, mas um sonho realizado. “Cariocas, Os Caras e as Caras” poderá ser conferido a partir das 23 horas.

Voxnews – Como surgiu o argumento para o filme?

Libero Saporetti – Surgiu em um papo com o Álvaro Rodrigues, meu parceiro nessa jornada, em Buenos Aires. É curioso, mas o afastamento, o distanciamento tem um ponto de vista diferente. Uma perspectiva sobre outras bases. Estávamos em um bar em Puerto Madero. Um lugar super bonito e que é um ótimo aproveitamento arquitetônico de uma área que antes estava abandonada. Degradada. Como estava o nosso porto.

O Rio é muito mais atraente do ponto de vista turístico que Buenos Aires! Várias opções de entretenimento. Praia. Montanha. Lugares históricos ricos em conteúdo. Fomos capital do Império Português. Depois capital de um Império tropical. Capital do maior país da América do Sul. Ícone cultural mundial… Mas, menos visitado que Buenos Aires. O papo fluiu para: como poderíamos ajudar a nossa cidade com as nossas experiências profissionais para fazer com que todos soubessem disso? E de uma forma criativa e carioca, que fosse realmente a cara da cidade. Como fazer o Rio ser conhecido por suas belezas e riquezas históricas e naturais. Sem esquecer das mazelas mas, mostrando também o lado bom. O lado que faz com que a gente fique apaixonado por essa cidade. A parte que é do mal deixa que a imprensa mostra.

Resolvemos que ninguém melhor que os “Cariocas, Os Caras e as Caras” dessa cidade para desvendar e traduzir essa cidade e sua mística. Seu fascínio. Sua alma.

Voxnews – E quanto tempo levou o projeto até a sua finalização?

Libero Saporetti – Quatro anos. É… ninguém se interessou em patrocinar. Acho que se fosse sobre as mazelas teríamos tido mais sorte na captação. Diziam que estava fazendo o óbvio. Mas, então, porque ninguém estava fazendo? Ninguém se interessou. Nem empresas e nem os órgãos municipais ou estaduais.

Voxnews – Além dos depoimentos há uma contextualização histórica. O que você destaca nessa parte?

Libero Saporetti – Tivemos a parceria de alguns historiadores, principalmente do professor Milton Teixeira. Um craque em Rio de Janeiro. E a forma “carioca” de contar essa história acabou se tornando o fio condutor do filme.

Voxnews – Após diversas entrevistas, como você define o carioca?
Libero Saporetti – Uma mistura infinita. Um somatório de riquezas humanas sem precedentes. Um povo orgulhoso, mas crítico. Uma família multirracial. Um tesouro humano.

Voxnews – Além do GNT o filme poderá ser conferido em outros canais? E nos cinemas?

Libero Saporetti – Estamos fechando com algumas salas de cinema no Rio de Janeiro aproveitando os milhares de turistas que se espalham pela cidade. Vamos colocar legendas em inglês aqui e vamos também levar o “Cariocas, Os Caras e as Caras” dessa cidade para festivais nacionais e internacionais. E exibir em outras cidades brasileiras aproveitando o interesse que o Rio está despertando em todo mundo. O filme é um retrato dessa cidade, definida magistralmente pelo poeta de Copacabana Fausto Fawcett, que está no filme: A maravilha mutante. O purgatório da beleza e do caos.

Voxnews – Um projeto que virou um documentário, com 1h30 de duração, e sendo exibido na TV por milhares de pessoas. Um sonho realizado?

Libero Saporetti – Como diz o Álvaro, um papo que virou uma ideia, que virou um sonho, que virou um filme. E assim são os filmes. Sonhos projetados. Uma realização.

Voxnews – E fale sobre os novos projetos da Diretoria Cinematográfica. A produtora pretende investir mais em conteúdo?

Libero Saporetti – A Diretoria continua sua trajetória de dez anos na publicidade e projetos de marketing. Somos parceiros de grandes empresas e TVs. Mas agora é a hora de investir forte nessa área, aproveitando o embalo do filme. Já estamos trabalhando em três novos projetos para TV e também um novo filme. Dessa vez ficção, mas será rápido! Adquirimos experiência e parcerias que vão ajudar a viabilizar e alavancar grana e apoio. É muito recompensador profissionalmente e pessoalmente. Uma grande viagem. Com ida e volta. E que não termina. Permanece. E repercute. E como diria um carioca típico: Já é! Vamunessa!!! Fui!

Deixe um Comentário