Escreva para pesquisar

DESTAQUE

Leo Burnett TM e Coletivo Papo Pretxs lançam “Movimentos de resistência em São Paulo”

Compartilhar

O Coletivo Papo Pretxs, grupo de afinidade étnico-racial da agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made, lança a websérie “Movimentos de resistência em São Paulo”, que retrata atividades culturais da população negra que acontecem no Bixiga. Os episódios em vídeo pode ser conferidos nas redes sociais da Leo Burnett TM todas as terças-feiras de julho, em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 deste mês.

A série traz luz às ações de recuperação da memória da história negra da capital paulista. Antes da chegada dos imigrantes europeus, a região que hoje é conhecida como bairro da comunidade italiana fazia parte do Quilombo da Saracura, uma das comunidades negras que se formaram na cidade de São Paulo no final do século XIX.

 

Em seu primeiro episódio, o tema é a Festa de São Benedito, da Pastoral Afro da Igreja de Nossa Senhora Achiropita, uma reivindicação negra naquele espaço (igreja, bairro e comunidade) ao comemorar um santo preto. “A lei promulgada em 13 de maio de 1888 proibiu a escravização de pessoas negras em território brasileiro, mas, com apenas um artigo e sucessivas iniciativas eugenistas depois, o que vivemos foi um apagamento da memória e da cultura negra, sobretudo na cidade de São Paulo. Nós do Coletivo Papo Pretxs, da Leo Burnett Tailor Made, trazemos uma nova ótica sobre a ocupação negra da cidade de São Paulo com a produção dessa websérie sobre o bairro do Bixiga”, conta Bárbara Jadeh, diretora da websérie e analista de conteúdo da Leo Burnett TM.

Tags:

Deixe um Comentário