Escreva para pesquisar

BOLA DA VEZ

José Caporrino, diretor de criação da Fracta Propaganda

Compartilhar

A Fracta Propaganda é uma agência paulistana com 20 anos de atividade. Entre alguns de seus clientes está a Chilli Beans, atendida pela agência desde o início de suas atividades, há 15 anos. Nesta entrevista, Jose Caporrino, diretor de criação da Fracta, fala mais sobre essa longa parceria, conta detalhes da recente campanha da marca com o cantor Lenny Kravitz, sobre o processo criativo e sobre o dia a dia da agência. Confira

VoxNews – Fracta Propaganda e Chilli Beans, uma parceria desde o início da marca. O que isto representa para a sua carreira e à agência?
Jose Caporrino – Em uma palavra? Confiança. Uma parceria de mais de 15 anos passando por todos os desafios lado a lado é sem dúvida baseada em confiança mútua. De nossa parte, a aposta num cliente com uma ideia na cabeça, muitos óculos para vender e vontade de crescer. Da parte do cliente, a confiança em nossa criação e estratégia de comunicação a cada passo, para ajudá-lo a embalar essa ideia transformando-a numa marca. Juntos construímos o conceito da Chilli Beans, adaptamos para os formatos de quiosque, lojas, franquias e internacionalização da marca em todos os pontos de contato com o consumidor, sem perder a sua identidade. É sem dúvida desafiador para um criativo assim como para toda a agência. Aprendemos muito sobre o mercado de moda, varejo e franquias. Hoje a Fracta tem grande expertise que pode ser aplicado a clientes de diferentes áreas com a agilidade de uma agência pequena.

VoxNews – Geralmente as campanhas de Chilli Beans são ousadas. Exemplos são os filmes que fazem parte das campanhas “Para todas as espécies”, “Linhas Assinadas”, “Lenny Kravitz” e, a mais recente, “Manto Sagrado”. Fale um pouco sobre o processo criativo para a marca.
Jose Caporrino – A pimenta sugere algo imprevisível e não convencional, que incomoda, instiga, desperta os sentidos. Tentamos transpor este conceito para nossas criações, mais do que vender óculos e acessórios, procuramos trazer algo vivo, sempre rompendo totalmente com as campanhas anteriores e provocando o consumidor de alguma maneira.

VoxNews – Como foi filmar com o astro pop Lenny Kravitz? Fale um pouco sobre os bastidores desta campanha?
Jose Caporrino – Foram mais de 3 meses entre negociação, aprovação do treatment e filmagem. Depois de várias propostas e locações sugeridas em Los Angeles, NY, Paris e Bahamas, acabamos filmando em uma locação inusitada, um hotel decadente na periferia de Miami. A equipe era formada por profissionais alemães, holandeses, americanos, uma modelo romena e clientes brasileiros, uma mistura que deu muito certo no set. Tirando o processo burocrático, a filmagem correu muito bem, em um clima leve onde todos se divertiram bastante. Lenny é uma pessoa acessível e muito profissional.

VoxNews – A campanha com Lenny Kravitz tem na ficha técnica a badalada fotógrafa Ellen von Unwerth. Como rolou esta parceria?
Jose Caporrino – A equipe do Lenny Kravitz sugeriu alguns nomes. Ficamos encantados com o trabalho da Ellen, uma referência no cenário mundial da moda. Conversamos muito e ela se mostrou bastante comprometida com o projeto. A afinidade entre Ellen e Lenny Kravitz também foi um fator que pesou muito em nossa decisão. Queríamos que ele ficasse confortável e bastante à vontade com a direção do filme. Essa descontração e naturalidade fizeram a diferença no trabalho.

VoxNews – Produzir fora do Brasil. Conte um pouco como foi essa experiência.
Jose Caporrino – Aprendemos muito com esta campanha. Como conciliar a agenda maluca de um astro pop com a de uma fotógrafa badalada, a nacionalização de uma obra filmada no exterior para veiculação em tv aberta no Brasil e uma série de assuntos que nunca havíamos nos deparado. Foram vários estudos e formatos de trabalho, começamos com a ideia de trabalhar com equipe formada por brasileiros e americanos até chegarmos ao formato final, com uma produção 100% estrangeira.

VoxNews – A Fracta tem como meta focar em conteúdo?
Jose Caporrino – Vamos investir mais pesado nesta área em 2015.

VoxNews – Branded Content já faz parte do dia a dia da agência?
Jose Caporrino – Fazemos isso diariamente para nossos clientes em suas redes sociais. Além disso, recentemente criamos um livro de receitas com chefs para o cliente Nutty Bavarian. Desenvolvemos em parceria com a Puket o Meias do Bem, um projeto social que transforma meias velhas em cobertores para doação. Temos alguns projetos em andamento com a Chilli Beans também, que em breve serão lançados.

VoxNews – Qual a sua opinião sobre o futuro dos comerciais de 30 segundos?
Jose Caporrino – Eles vão continuar a existir. Este formato é muito versátil para vender. Cada plataforma tem seu valor em um plano de comunicação, a combinação delas e adequação da mensagem a cada meio é o caminho mais assertivo para as marcas. É preciso entender o que o consumidor busca em cada canal e como se comunicar com ele ali. Não adianta forçar a barra e ser invasivo.

VoxNews – Defina a Fracta Propaganda?
Jose Caporrino – Uma agência eficiente, aberta para o novo e de longos relacionamentos.

Deixe um Comentário