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Bola da Vez

Joana Mendes – presidente do Clube de Criação

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De volta ao formato presencial, o Festival do Clube de Criação chega a 10º edição com dois dias de programação intensa nos próximos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo.  São mais de 60 painéis distribuídos em três salas no Memorial da América Latina – local das duas primeiras edições – levantando temas importantes que cercam o mercado de comunicação como letramento racial, diversidade, tecnologia e maternidade. Confira a programação aqui.

Sob o comando da Chapa Preta, liderada por Joana Mendes, presidente do Clube de Criação, o festival tem curadoria de Laís Prado, com apoio de Lena Castellón e produção de Priscila Serra e Sandra Caymel. Durante o evento, também senrão serão conhecidos os trabalhos premiados no 47º Anuário, com duas cerimônias de premiação – Técnicas e Criação -, além de serem revelados os homenageados do Hall da Fama e Anunciante do Ano.

 

O VoxNews conversou com Joana Mendes sobre a expectativa para essa nova edição festival e sua importância em repensar sobre um mercado mais diverso e inclusivo.

 

VoxNews – O Festival volta a ser presencial e em um local com história. Como o Clube está atuando especificamente nessa retomada?

Joana Mendes – Os dois primeiros festivais ocorreram no Memorial da América Latina. Agora, na 10ª edição, retornamos ao local que tem uma localização privilegiada e de fácil acesso. A ideia é que o festival seja um espaço para nos reencontrarmos, celebrarmos o que de melhor existe na publicidade brasileira e comemorar os dez anos.

 

VoxNews – Ainda em função da pandemia, houve um maior esforço dos profissionais do Clube na captação de patrocínios e venda de ingressos? O que foi feito de diferente das outras edições?

Joana Mendes – Trabalhamos da mesma forma que nos anos anteriores e fomos recebidos com muita receptividade pelos antigos e novos parceiros.

 

VoxNews – Dá para perceber na programação do Festival uma agenda diversa e voltada para diferentes públicos. Como foi feito esse trabalho de curadoria?

Joana Mendes – Nosso maior objetivo é realizar um encontro verdadeiramente diverso e inclusivo e que traga debates que de fato façam a diferença na percepção de mundo das pessoas que estão ali, reunidas conosco. Debates e palestras enriquecedores, transformadores. O nosso forte é propor temas que não estão na pauta diária do mercado, alguns mais complexos, como Necropolítica e Fome, mas outros bem divertidos, como a mesa Eros e Thanatos e a que reunirá Paulo Vieira e humoristas incríveis.

 

VoxNews – Como o Clube de Criação tem contribuído no processo de inclusão de minorias dentro do mercado de propaganda? Você já vê resultados desse movimento?

Joana Mendes – O Clube+Vozes, lançado em 2020, quando o Clube abriu seu perfil do Instagram e pessoas negras compartilharem histórias e falarem do mercado e do mundo, dentro do movimento #VozesNegrasImportam. Outro projeto foi o Clube Portfólio, onde fizemos parceria com projetos como Lab Periféricas e o Projeto Entre, chamando profissionais renomados para avaliarem e orientarem a melhoria dos portfólios de jovens periféricos. A própria avaliação de portfólios que fazemos desde o primeiro ano do Festival, em 2012, orientando estudantes e jovens profissionais do Brasil inteiro.

Este ano, tivemos o aulão de estudantes, demos cinco bolsas de estudos internacionais, cursos para jovens negros e periféricos com o apoio da Bayer e ingressos para o Festival para instituições que tem como principal objetivo a formação de profissionais negros. Ainda temos muitos outros projetos para o próximo ano. Já vemos resultados, sim. Mas o Clube não consegue fazer a mudança que um mercado inteiro precisa estar articulado e fazendo. Então, nossas portas estão sempre abertas para iniciativas e parcerias futuras.

 

VoxNews – Há também espaços importantes para debates sobre meio-ambiente. Por que a inclusão desse tema em um evento voltado para criatividade?

Joana Mendes – Nós estamos diante de uma crise ambiental gigantesca e acreditamos no poder da comunicação e das marcas para ajudar fortemente na reversão deste quadro. Por isso o Clube foca no tema praticamente desde a primeira edição do evento, dez anos atrás.

 

VoxNews – Qual a expectativa de público para esses dois dias de evento? 

Joana Mendes –Nossa expectativa é receber cerca de 3 mil pessoas, de forma rotativa.

 

VoxNews – Sobre o Anuário, o que você pode nos antecipar? 

Joana Mendes – Como sempre, faremos a cerimônia de premiação do 47º Anuário, julgado em agosto por 86 jurados, nos dois dias do evento. Categorias Técnicas, Estudantes e Periferia Criativa, no dia 22 de outubro e categorias de Criação, incluindo Estrela Verde e Estrela Preta, no dia 23 de outubro. No último dia, também entregaremos as estrelas dos homenageados no Hall da Fama e Anunciante do Ano.

Faremos ainda, como todos os anos nos eventos presenciais, uma exposição com todos os trabalhos que passaram para a segunda fase do prêmio, que chamamos de shortlist.


VoxNews – Qual o legado que essa edição do Festival quer deixar para 2023? 

Joana Mendes – O nosso legado é que o Festival continue sendo um dos maiores do Brasil em criatividade. Ano que vem, com mais discussões relevantes à mesa, mais conversas que visem transformar o mercado e encontros que toquem o pulso do nosso momento.

 

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