Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Isabela Salomão – CEO do Fleetss

Compartilhar

Lançado esse ano, o Fleetss – primeiro aplicativo brasileiro de abrangência nacional  para aluguel de barcos – já conta com embarcações de mais de 30 cidades de 14 estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Bahia e, até mesmo, de regiões centrais do país como Mato Grosso, Minas Gerais e o Distrito Federal. Liderado por Isabela Salomão, que acumula o cargo de CEO, o app ainda tem como sócios Rodrigo Albuquerque e Matheus Frota.

Além de facilitar o processo de aluguel de barcos, o Fleets também pode ser considerado uma ferramenta de geração de renda. “Com o aluguel o proprietário de embarcação vai reduzir bastante o custo fixo de manter um barco e ainda trazer um dinheiro extra para quem utiliza pouco”, conta Isabela.

No Brasil, o mercado de embarcações ainda é considerado pequeno, mas com grande potencial de crescimento. A fabricante de iates de luxo Azimut, desde 2010 em solo brasileiro, por exemplo, registrou um aumento de 25% no faturamento em 2020. Além disso, como previsto pela Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos), o setor náutico nacional fechou o ano passado com crescimento de 20%.

 

 

VoxNews – Como surgiu a ideia do Fleetss?

 

Isabela Salomão – A ideia surgiu em uma viagem entre amigos para a cidade de Maragogi, em Alagoas. O grupo sentiu a necessidade de alugar uma lancha privativa e não obteve sucesso na procura por um passeio mais exclusivo. Sentindo essa necessidade, os sócios idealizaram um aplicativo em que houvesse a facilidade de conexão entre os proprietários de embarcações e seus clientes agilizando todo o processo de prestação do serviço, um “Airbnb” de barcos.

 

Nessa mesma viagem, conversaram com vários proprietários de pequenas lanchas em Maragogi sobre a possibilidade de um aplicativo que facilitasse o aluguel das embarcações. Todos aprovaram a ideia, achando-a inovadora e opinando sobre o que seria preciso para que as negociações fossem realizadas e facilitadas por meio do aplicativo.

 

Percebendo essa carência de mercado, aprofundamos nossos conhecimentos sobre o cenário náutico atual, estudando sobre as necessidades e possibilidades, além de buscar a tecnologia mais adequada para o desenvolvimento. Dessa forma nasceu o Fleetss, um aplicativo facilitador de negociações no meio náutico, atento às necessidades de demanda e de inovação do setor.

 

VoxNews – Houve alguma pesquisa de mercado para o desenvolvimento do app?

 

Isabela Salomão – Sim. De acordo com as pesquisas que realizamos não existia nenhum aplicativo que funcionasse em âmbito nacional, exclusivo de embarcações em todo Brasil, e com esse perfil.

 

No Brasil, o mercado de embarcações vem crescendo. A fabricante de iates de luxo Azimut, desde 2010 em solo brasileiro, por exemplo, registrou um aumento de 25% no faturamento em 2020. Além disso, como previsto pela Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos), o setor náutico nacional fechou o ano passado com crescimento de 20%.

 

Segundo o levantamento do Ministério do Turismo sobre turismo náutico, o país possui 80 destinos associados a passeios e atividades que envolvem embarcações, seja no mar ou em água doce. Em 2019, de acordo com a Marinha do Brasil, tinham registradas 936 mil embarcações no país, divididas em 67 tipos diferentes. As lanchas são as mais comuns, com 219 mil cadastros.

 

O país possui 8,5 mil quilômetros de costa, 35 mil quilômetros de vias navegáveis e 9.620 quilômetros de margens de lagos, lagoas e reservatórios, dispostos em uma rede fluvial composta por 12 bacias hidrográficas. O turismo náutico tem como principais estados: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Dos turistas recebidos, 46,2% vêm da América do Sul, 38,5% da Europa e 7,7% da América do Norte. O público é formado sobretudo por famílias (84,6%).

 

Atualmente, o serviço de aluguel de embarcações no Brasil é feito de maneira isolada e não automática, dependendo, muitas vezes, de conhecer pessoas no meio náutico ou, ainda, de contar com informações difusas e não seguras para conseguir uma embarcação em determinada localidade.

 

VoxNews – Qual o principal posicionamento da ferramenta e o seu diferencial?

 

Isabela Salomão – O Fleetss se posiciona como uma plataforma que busca a conexão dos proprietários de embarcações diretamente com seus clientes.

 

Os principais diferenciais do APP são:

 

  • Único aplicativo que funciona como um Airbnb em todo o Brasil
  • Opção de pagamento via cartão de crédito e garantida pelo PagSeguro.
  • Aplicativo com mais barcos cadastrados no mercado
  • Segurança para o proprietário e para o locatário
  • Oferece seguro contra acidentes pessoais
  • Melhores opções de embarcações do mercado

 

VoxNews – Como vem sendo a aceitação pelo público-alvo?

 

Isabela Salomão – Lançamos nas lojas há dois meses em soft launch. Até o momento, estamos com 250 embarcações cadastradas, mais de 2 mil clientes cadastrados e presença em mais de 30 localidades diferentes em todo o Brasil.

 

VoxNews – Além de cidades litorâneas, há ofertas de barcos em locais como Brasília. Como foi feita essa prospecção pelo marketing do Fleetss? Essa adesão foi espontânea?

 

Isabela Salomão – Sim. Toda a adesão dos usuários cadastrados para realizar o aluguel foi realizada por meio das redes sociais da plataforma e também pelos agentes de prospecção do Fleetss que atuam em vários estados.

 

 

VoxNews – Qual a expectativa para esse primeiro ano semestre e o início da temporada de verão no Brasil?

 

Isabela Salomão – Chegar ao final do ano com mais de mil embarcações para aluguel e mais de 20 mil clientes cadastrados na plataforma. Queremos conquistar o mercado internacional pelo pilar de economia compartilhada e do fomento do turismo náutico.

 

A nossa pretensão é trasformar o Fleetss numa referência de aluguel e venda de embarcações no setor náutico.

 

Tags:

Deixe um Comentário