No mercado de comunicação, quais os principais desafios para estar mais próximo ao público consumidor em 2024?
Existem desafios que já conhecemos muito bem porque estamos enfrentando nos últimos anos: a busca pela relevância e pela atenção em um contexto tão dinâmico, o cuidado com temas sensíveis e potencialmente polêmicos, o uso inteligente de influenciadores, o surgimento constante de novas plataformas, o equilíbrio entre aproveitar tendências e se manter fiel ao posicionamento das marcas. São coisas que já estamos lidando há tempos e que, toda vez que achamos que entendemos como contornar, mudam.
Soma-se a esse cenário o uso ético e produtivo da inteligência artificial, que deve balizar as principais discussões do mercado de comunicação nos próximos anos. Como aproveitar todo o potencial de algo que ainda está em evolução? Como utilizar todas as ferramentas disponíveis para se aproximar do consumidor? Que tipo de serviços e conteúdos criados e massificados via IA podemos oferecer para estreitar a relação com o consumidor? Qual é o limite do aceitável (inclusive legalmente) no uso dessas ferramentas? Que novas plataformas irão surgir por causa da IA?
Tudo irá mudar com frequência – e é nossa responsabilidade aprender a navegar nesse cenário instável se quisermos nos conectar com o consumidor.