Gaetano Lops, sócio da GAEL
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Unindo expertise em branding cultural e produção de grandes eventos, a GAEL oficializa em 2025 uma parceria estratégica com a Gegê Produções, mirando projetos proprietários que celebrem e valorizem a cultura brasileira. Com histórico de colaborações em iniciativas como o Festival Contra a Fome e a Expo Consciência Negra, as duas produtoras agora somam forças de forma institucional para ampliar o impacto social e simbólico de suas criações. Gaetano Lops, CEO da GAEL, fala nesta entrevista sobre o momento dessa união, o equilíbrio entre tradição e inovação e a força da cultura como agente de transformação.
VoxNews – O que motivou a GAEL a formalizar essa parceria com a Gegê Produções justamente agora, em 2025?
Gaetano Lops – Há muitos anos que já trabalhamos juntos em diferentes projetos, mas nunca formalizamos, institucionalizamos, essa parceria da forma como estamos anunciando agora. Acreditamos muito nessa sinergia em especial porque nossos valores sobre a cultura brasileira são similares. Juntos, somos capazes de desenvolver projetos que entreguem esses valores de forma genuína para as marcas e para o público.
Nosso principal desafio é fomentar a nossa cultura trazendo o orgulho de sermos brasileiros através de projetos proprietários conectando marcas e consumidores de um jeito único e verdadeiro.
VoxNews – Projetos como o Festival Contra a Fome e a Expo Consciência Negra mostram um compromisso com temas sociais. Essa será uma marca dos futuros projetos da parceria?
Gaetano Lops – Sim. Entendemos que a cultura do nosso país é a melhor forma de engajarmos consumidores e marcas para promover as mudanças sociais que o Brasil precisa. Não basta somente trazer diversão ou contemplação para as pessoas, temos que ser agentes de uma mudança significativa na nossa sociedade. Queremos incentivar a reflexão, o questionamento, a avaliação de nosso comportamento como indivíduos – e o que precisamos mudar, ou não.
Responsabilidade social e ambiental são pilares primordiais para a construção de possíveis futuros, e queremos sempre ter essas vertentes em nossos projetos como ativos de transformação.
VoxNews – A volta do Trio Expresso 2222 em outras cidades e o Arraiá do Rio são apostas populares. Como a GAEL pretende equilibrar tradição e inovação nesses formatos?
Gaetano Lops – Tanto o Trio Expresso 2222 como o Arraiá do Rio trazem os conceitos de duas das mais importantes festas populares do país: o carnaval e o São João. Além de valorizar essas festas, levamos seus conceitos e festejos para diferentes regiões, estimulando o turismo e diferentes segmentos da economia dos locais onde acontecem.
Importante reforçar que tecnologia e inovação há muito estão presentes na produção dessas festas, e não tiram o caráter de tradição e a essência das mesmas. Tecnologia e Inovação são importante aliados para impulsionar novos conteúdos e mesmo alcançar novos públicos.
No Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tínhamos no palco os maiores nomes da música popular brasileira, e utilizamos inteligência artificial para a construção de todos os conteúdos projetados durante os shows – criando um cenário único e inédito
VoxNews – A GAEL já tem uma atuação consolidada com grandes marcas e eventos próprios. Como essas experiências corporativas influenciam os projetos culturais da parceria com a Gegê?
Gaetano Lops – Essas características e fortalezas individuais que temos – tanto GAEL como Gegê – é que tornará essa parceria tão frutífera, vamos somar expertises e compartilhar o fazer acontecer.
A GAEL aprendeu nesses anos de atuação a pensar junto com as marcas, a identificar suas necessidades e objetivos de imagem e reputação, e a se conectar com suas audiências. No paralelo, Gegê que é profunda conhecedora da cultura popular brasileira, e como podemos através dessa cultura falar com diferentes grupos. Faremos uma simbiose entre cultura e marcas de forma única e autêntica.
VoxNews – Qual é a importância, para a GAEL, de assumir um papel de cocriadora de grandes manifestações culturais brasileiras e não apenas de executora de eventos?
Gaetano Lops – Eu comecei a minha carreira através da cultura, empresariando artistas e criando projetos culturais. Quando fundei a GAEL, a ideia era fazer exatamente isso em larga escala. Ao longo do processo, acabamos nos voltamos muito para entregar as necessidades dos clientes, nosso compromisso prioritário. Nem todos os projetos tiveram a cultura como base.
Com essa parceria com a Gegê, voltamos à nossa essência, ao ponto inicial de nossa história, focando na cultura como alavanca de comunicação para as marcas.