Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Gabriel Mattar – sócio e diretor da Kombat Filmes

Compartilhar

gabriel-mattar-diretor-kombat-films

Hoje o Bola da Vez traz um bate papo com Gabriel Mattar, diretor de Kombat Filmes. No início do mês, a produtora divulgou um trabalho realizado para a Drive/Dentsu, de Dubai. São filmes que divulgam a impressora Canon Pixma, modelo que traz o Creative Park, um vasto arquivo com imagens que podem ser recortadas e coladas. Toda produzida no Brasil, a campanha utiliza o banco de imagens da Canon Pixma em todas as cenas dos filmes. Tudo feito em papel, em um grande trabalho artesanal realizado pelo departamento de animação/stop motion da produtora.

O trabalho, que promove o conceito “Print you imagination to life” (Dê vida à sua impressão), ainda tem a participação da Silence na produção do sound design.

VoxNews – Como a Dentsu de Dubai chegou até vocês?

Gabriel Mattar – A Dentsu Dubai nos encontrou pela internet mesmo, Viram alguns de nossos trabalhos em stop-motion inclusive um filme todo feito em papel para a FINEP, da DM9Rio com direção de Criação do Álvaro Rodrigues. Depois do primeiro contato fizemos um tratamento apresentando nossa abordagem ao roteiro. Foi feita uma concorrência e conquistamos o job.

Voxnews – Como aconteceu todo o processo criativo com um fuso horário bem diferente?

Gabriel Mattar – O fuso horário nos forçou a sermos bastante organizados e criamos a disciplina de ficarmos sempre adiantados no cronograma. As vezes é engraçado pois nosso domingo é segunda feira deles e nossa sexta feira é o sábado la em Dubai. Além disso, eles também têm o hábito de enforcar os feriados como no Brasil. Mas deu sempre tudo certo.

VoxNews – São cinco filmes ao todo. Qual o tempo de produção? Quando poderemos conhecer os outros três filmes?

Gabriel Mattar – Os filmes feitos com a técnica de stop-motion tem um longo período de pré-produção. Nesse caso,
foram de 3 a 4 semanas, e as filmagens levam em média um dia para cada três segundos de cena. Os roteiros dos próximos filmes ainda estão em processo de aprovação com a Canon Global e esperamos começar em breve.

Voxnews – Vocês contam que houve um intenso trabalho manual. Como foi esse processo?

Gabriel Mattar – As esculturas de papel são planejadas para serem feitas com calma como um hobby de aero-modelismo, portanto certos objetos tinham dezenas de paginas com detalhes minúsculos a serem recortados e montados. Tivemos que acelerar esse processo. Além disso, todas as esculturas são objetos parados, nós tivemos que desenvolver uma estrutura interna para os personagens, como esqueletos articulados no caso os bonecos, e rodas giratórias para o carro e o trem. Esse processo exige adaptação dos designs originais e complementos de ilustrações para as esculturas dos cenários existentes nos roteiros.

VoxNews – Na parte da trilha, como aconteceu o processo criativo?

Gabriel Mattar – A Silence foi muito solícita desde o inicio do processo. Nós propusemos uma referência cinematográfica e eles tiraram de letra, apresentaram uma trilha programática que pontua todos os pontos dramáticos do roteiro. A sonorização foi feita sob medida para o filme, e é fundamental para que os objetos ganhem peso, textura, materialidade, enfim, para que ganhem vida.

Voxnews – Na sua opinião o que as produtoras brasileiras – tanto de filme quanto de som – podem oferecer de diferencial às agências estrangeiras?

Gabriel Mattar – O profissional brasileiro tem aquela vontade de se provar e os estrangeiros gostam desse “apetite”. Somos muito criativas e dedicadas e exportam osmuitos profissionais para grandes mercados da Europa e América. Somos tecnicamente iguais aos profissionais dos mercados citados e temos talento muita motivação. E preço bom, é claro.

VoxNews – Para finalizar, como teve início essa parceria Kombat e Silence?

Gabriel Mattar – A Silence tem uma excelente abordagem para filmes com uma pegada cinematográfica. Muita experiência com sound design e nos surpreenderam em alguns dos filmes de stop-motion que fizemos para Taco (Script, com direção de Criação de Ricardo Real) há alguns anos. Desde então, é uma das nossas produtoras parceiras.

Tags:

Deixe um Comentário