Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Expectativas 2023: Renato Duo, diretor de Estratégia da Fbiz

Compartilhar

O que esperar do segmento de comunicação e marketing para 2023?

“Para começar, acredito que, depois de vários anos vivendo uma febre por performance, resultados urgentes e com foco total em fundo de funil, sinto um retorno ao olhar para a construção de marca e conversas sobre o topo do funil. É tempo de retornar e buscar a atenção apaixonada do consumidor.

Muito disso se deve a atuação das plataformas digitais, que observaram e evangelizaram grande parte do mercado para essa necessidade. Mas não só: o momento pós-pandemia colabora com essa mudança. Um 2023 com réveillon e carnaval sem aquele grande medão da pandemia. Então, depois de quase três anos buscando resultados rápidos por conta das mudanças de paradigma de consumo global, as marcas (e os consumidores) voltaram a buscar conversas próximas, sobre verdades, sobre coisas que emocionam. E as mensagens também voltam a ter essa atitude.

Nesse trilho de mudanças para 2023, vejo também renascer um boom de experiências reais de diferenciação das marcas – em um cenário cada vez mais competitivo em todos os setores, da indústria automotiva à financeira, passando por refrigerantes e perfumes. Não só pela experiência em si, mas pela construção profunda de territórios. É uma nova era de comunicações imersivas.

Por fim, acredito que 2023 vai ser o ano em que o olhar para o meio-ambiente, e essa questão vital para todos nós vai se tornar verdadeiramente protagonista no universo social, no mundo dos negócios e, obviamente, da comunicação.”

Tags:

Deixe um Comentário