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Bola da Vez

Expectativas 2023: Paulo Sanna, CEO/CCO da Mestiça

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O que esperar do segmento de comunicação e marketing para 2023?

“Imaginamos 2023 como um ano de consolidação de diversas tendências e uma grande ruptura.

Do lado da mídia, veremos os grandes se fortalecendo ainda mais. Na TV, Globo e Netflix se enfrentando mais diretamente pela primeira vez, com o crescimento de GloboPlay e o início da publicidade na Netflix. Nas redes sociais, Meta trazendo inovações robustas de produto para competir com Tiktok, enquanto o TikTok deve amadurecer sua plataforma de publicidade para aumentar seu share. Google avançando organicamente com muita robustez em todas as frentes, cada vez mais orientado a dados.

Fica uma interrogação como os portais vão se posicionar perante seus desafios de extrair valor de suas solidas audiências num mundo em que a LGPD é uma realidade.

Do lado do marketing vemos os clientes orientando suas estratégias para acelerar resultados a partir de um maior entendimento da jornada dos consumidores, ao mesmo tempo que a cultura digital se torna mais madura em praticamente todos os setores. Destaque para uma profusão de grandes marcas investindo seriamente em projetos de ecommerce.

As agências continuam sua jornada de reinvenção buscando modelos não dependentes de mídia e formas mais contemporâneas de gestão. A busca por mais diversidade em todas as áreas é um imperativo. A retenção e atração de talentos um grande desafio.

Além desses movimentos de consolidação, esperamos um 2023 em que tecnologias de IA finalmente rompam as barreiras dos departamentos de criação e passem a exercer um papel disruptiva na forma como as ideias são concebidas.

Para completar, muita gente vai falar do Metaverso. Mas poucas marcas vão efetivamente gerar valor a partir dele.”

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