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Bola da Vez

Expectativas 2023: Carol Mello, head de Estratégia da Galeria.ag

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“O que esperar do segmento de comunicação e marketing para 2023?”

 

Para 2023, esperaria do marketing e da comunicação a aceleração e consolidação de algumas mudanças já iniciadas. Selecionei 5 para não me estender demais:

 

  1. Começando de dentro para fora – estruturas empresariais capazes de agir e reagir na velocidade do consumidor e suas conversas. As marcas precisam fazer parte das conversas para se manterem relevantes. Assim, áreas de marketing capazes de briefar, aprovar, reprovar, mudar com agilidade e sem burocracia, serão vencedoras em 2023.

 

  1. Conhecer e saber jogar o jogo do “Retail media” (espaços que os grandes varejistas reservam para que outras marcar e lojistas anunciem) será fundamental, considerando o “amadurecimento” do comportamento de compra do brasileiro – agora mais próximo dos países desenvolvidos – onde 95% das comprar iniciam-se numa busca online.

  1. Integração de dados coletados dos clientes em uma plataforma única capaz gerar insights e métricas relevantes que vão desde jornada até o conhecimento dos clientes com melhor potencial de crescer portifólio de produtos.

  1. Construir parcerias de longo prazo com influenciadores e creators. Saber trabalhar com visão anual ou semestral, conteúdo de marca com pautas frias e quentes em uma espécie de lineup de influenciadores e creators do ano, que otimiza custo e potencializa entregáveis.

  1. Aprender cada vez mais sobre vídeo. Briefar, aprovar, medir resultados e conhecer técnicas de vídeo serão skills cada vez mais fundamentais dos marqueteiros e pessoas de comunicação.

Termino arriscando uma tendência que acredito que ganhará força ao longo dos próximos anos:

uma grande mudança de visão empresarial de portfólio de produtos para portfólio de clientes. Uma alteração de mindset para determinar negócio a partir de seu portfólio de clientes ampliando a capacidade de produzir e inovar para um pull de pessoas que já conhece, gosta e deseja se relacionar com sua marca. (de CAC para Life Time Value).

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