Escreva para pesquisar

DESTAQUE

Estátua de D. João VI na Praça XV ganha QR code

Compartilhar

Criação pioneira e exclusiva da Agência Partners Portugal em todo o mundo, os QR codes culturais em pedras portuguesas foram inaugurados há um ano em Portugal e chegam agora ao Brasil em grande estilo. Ontem, 11/06, a estátua de D. João VI, na Praça XV, ganhou seu código de resposta rápida feito com 400 quilos de pedras vindas de Portugal e confeccionado por profissionais da Escola de Calceteiros de Lisboa – convidados especialmente para a ocasião – e por calceteiros cariocas, da Secretaria Municipal de Conservação do Rio de Janeiro.

Ao fotografar a imagem com smarthpone ou tablet, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da estátua – presenteada por Portugal ao Brasil no aniversário de 400 anos do Rio de Janeiro – e o local onde está instalada, um dos mais importantes da cidade à época de sua fundação. O Porto, em Portugal, abriga uma réplica do monumento e as duas estátuas foram posicionadas de frente para o mar nos dois países.

Os próximos pontos turísticos a contar com a imagem em suas calçadas serão a Vista Chinesa, o Parque Madureira e o Maracanã. “Deixávamos marcos nos países que descobríamos, agora deixamos arte para sermos redescobertos”, diz Tomás Froes, sócio-fundador da Partners.

Em Portugal, a réplica do monumento também exibe, a partir de hoje, o mosaico de pedras portuguesas que une tradição e tecnologia a serviço da integração entre países e cidades

Deixe um Comentário