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Durante horário eleitoral, audiência de um JN migra para a TV paga

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O retorno do horário eleitoral “gratuito” à TV aberta, hoje, será comemorado pelos canais pagos. Dados obtidos com exclusividade pelo blog mostram que a audiência dos canais por assinatura cresceu 54% das 20h30 às 21h, entre 21 de agosto e 4 de outubro, quando a propaganda dos políticos tomava a programação das redes abertas. Numa projeção dos números do Ibope para todo o país, a audiência do conjunto de canais pagos nessa meia hora saltou de quase 4 milhões em julho para pouco mais de 6 milhões durante o horário eleitoral. Em uma outra imagem, era como se toda a audiência do Jornal Nacional na Grande São Paulo migrasse para a TV paga assim que William Bonner desse seu tradicional “boa noite”. Segundo o Ibope, o JN foi visto por 2,201 milhões de pessoas na Grande SP na semana de 24 a 30 de setembro, pouco mais do que os 2,12o milhões de telespectadores a mais conquistados pela TV paga durante o horário eleitoral noturno. Observe, no entanto, que a audiência do JN aqui relatada é apenas a da Grande SP; já a da TV paga é uma projeção para todo o país. O JN, no entanto, está acessível a todos os domicílios do país; a TV paga, a apenas um quarto disso.

Exibindo o desenho Os Simpsons, o canal Fox saltou para a liderança dos canais pagos entre as 20h30 e 21h, entre todos os públicos. Ou seja, boa parte dos telespectadores, como num protesto inconsciente, trocou o discurso dos políticos pela “alienação” de Homer Simpson. Seis por meia dúzia, mas com diversão garantida e chateação zero. Completam o ranking dos cinco canais mais vistos durante a propaganda política noturna o Cartoon, Discovery Kids, Sportv e Viva. Normalmente, a audiência da TV paga é um pouco diferente. Na média do horário nobre em setembro, o Sportv foi líder, seguido pela Fox, Discovery Kids, Megapix e Telecine Pipoca.

Do blog do Daniel Castro, no R7

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