Escreva para pesquisar

DESTAQUE

Direitos dos povos indígenas em rap do Brô Mc’s e de Lídia Guajajara

Compartilhar

“Não deixe os isolados virarem dizimados, os donos da floresta sentem medo”, cantam os rappers do Brô Mc’s em “O Chamado dos Isolados”, canção de autoria dos artistas e da ativista indígena Lídia Guajajara. A música é um alerta para a importância de proteger e promover os direitos dos povos indígenas isolados, e faz parte da campanha “Isolados ou Dizimados”, uma iniciativa de organizações da sociedade civil brasileira com apoio do Instituto Socioambiental (ISA) que busca conscientizar a opinião pública e pressionar as autoridades a proteger os povos indígenas isolados no Brasil.

 

Assinada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi), a ação teve início em meio à pandemia de Covid-19 para conter a pressão sobre Terras Indígenas com presença de isolados e para cobrar a antiga Fundação Nacional do Índio (atual Fundação Nacional dos Povos Indígenas) pela proteção efetiva desses territórios.

 

A iniciativa e a campanha têm apoio Instituto Socioambiental (ISA) e co-criação da agência Wieden+Kennedy São Paulo. Composto por ilustrações que fazem referência à situação dos povos indígenas, o videoclipe é assinado por Rapha Baggas, designer gráfico que possui um importante trabalho voltado ao ativismo social.

Em memória de Bruno Pereira e Dom Phillips.

AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo

TÍTULO: Isolados ou Dizimados

DURAÇÃO: 2’47”

CLIENTE: Instituto Socioambiental (ISA)

PRODUTO: Institucional

CCO: Felipe Ribeiro

DIRETOR DE ARTE: Andriws Vilela, Eduarda Barreiros

REDAÇÃO: Ricardo Scarpa

DESIGNER:  Luis Gustavo de Carvalho

ILUSTRADOR:  Rapha Baggas

GERENTE DE PROJETOS: Alessandra Luciano, Paula Ferrari

ATENDIMENTO: Beatriz Almonacid, Aline Reis, Larissa Gimenes

PLANEJAMENTO: André Troster

MÍDIA: Guilherme Cavalcante, Camila Artacio, Renata Piovezan, Isabelle Bonfim, Ricardo Fraser, João Sousa.

SOCIAL STRATEGY: Thiago Perin, Camila Paier, Carolina Pileggi

HEAD DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Patrícia Gaglioni
PRODUCER:Tabata Viana

PÓS PRODUTORA: JOINT

EDIÇÃO E MOTION: Gabriel Santana, Pedro Silveira

COLLOR: Gabriel Santana, Pedro Silveira

COORDENADOR DE PÓS: Mauricio Kazu

MÚSICA: Bro MC’s e Lídia Guajajara

APROVAÇÃO CLIENTE:

Coordenação Executiva da COIAB:Toya Manchineri, Alcebias Sapará, Marciely Tupari, Avanílson Karajá, Nara Baré, Angela Kaxuyana

Coordenação  Executiva do Opi: Fábio Ribeiro

Coordenação e produção da Campanha:

Alana Manchineri, Antonio Oviedo, Ariel Gajardo, Bruno Pereira, Dafne Spolti, Elias Bigio,  Fabrício Amorim, Helena Palmquist, Iami Gerbase, Leonardo Lenin, Luciano Pohl, Luisa Suriani, Luiz Fernandes, Maria Emília Coelho, Maria Fernanda Ribeiro, Maria Paula Fernandes, Mariana C. Soares, Marina Terra, Priscilla Oliveira, Mônica Prestes,  Sarah Shenker, Tainá Aragão, Tiago Vekho, Túlio Paniago,  Isabel Lima, Jakeline Xavier, Alana Manchineri, Jaú Ribeiro.

Tags:

Deixe um Comentário