Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março, o VoxNews conversou com executivas do mercado da comunicação sobre os conciliar a vida profissional e também as diversas funções do lado pessoal. Esse tema foi dominante em 2022, quando a Aberje divulgou o estudo “A mulher na Comunicação – Sua Força e seus desafios”. A pesquisa mostrou que para a maioria das 500 participantes (67%), o desafio mais importante enfrentado pela mulher no ambiente de trabalho ainda é o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Confira o depoimento de Fernanda Cozac, diretora de Marketing da Dream Factory.
“Um dos grandes desafios da mulher é conciliar as múltiplas jornadas, encontrar o equilíbrio entre o pessoal e o profissional e conseguir ser valorizada e respeitada por isso.
Justamente por termos que equilibrar tantos pratinhos e darmos conta de tantos papéis, a mulher precisa fazer escolhas, saber o que priorizar, ser multitarefa, dinâmica, pragmática, e ao mesmo tempo sensível e preocupada com a saúde mental, competências essas que considero essenciais também para a vida executiva.
As empresas de comunicação que valorizarem e respeitarem essas diferentes vertentes e entenderem que elas são complementares e não excludentes, sairão na frente. Mesmo com toda a evolução do mercado de trabalho e equidade de gêneros, ainda hoje existe muito preconceito em relação a esse tema e um longo caminho para sermos uma indústria realmente igualitária. Ser flexivel as necessidades é essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa. Na minha opinião, flexibilidade deve ser um valor essencial para as empresas dessa indústria.”