Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março, o VoxNews conversou com executivas do mercado da comunicação sobre os conciliar a vida profissional e também as diversas funções do lado pessoal. Esse tema foi dominante em 2022, quando a Aberje divulgou o estudo “A mulher na Comunicação – Sua Força e seus desafios”. A pesquisa mostrou que para a maioria das 500 participantes (67%), o desafio mais importante enfrentado pela mulher no ambiente de trabalho ainda é o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Confira o depoimento de Andrea Gallucci, head of Sales & Business da pós-produtora Great.
“Somos ensinadas desde crianças que devemos dar conta de todas as tarefas e responsabilidades em casa e no trabalho, tendo que lidar com situações profissionais e pessoais ao mesmo tempo, enquanto a maioria dos homens é cobrada para obter sucesso no trabalho, deixando assim as tarefas domésticas e familiares sob a responsabilidade das mulheres.
Por isso sabemos como conduzir nossos desafios da melhor maneira possível. Isso fez com que desenvolvêssemos habilidades no lado profissional que nos permitem liderar, organizar, criar, inovar e entregar cada vez melhor. Com a equidade de gêneros, conseguimos provar e comprovar todas as nossas skills que foram desenvolvidas ao longo de cada ano de nossas vidas. Mulheres são movidas a desafios e guiadas por intuições. É isso que nos torna cada vez mais fortes e nos dá mais visibilidade.
Acredito que, se tudo fosse ensinado e dividido igualmente entre homens e mulheres, não teríamos que enfrentar esse tipo de desigualdade até hoje. Cabe a nós, mulheres e homens, reforçar para as novas gerações que nossas obrigações são as mesmas e que as responsabilidades familiares e profissionais têm o mesmo peso para ambos. E as novas gerações estão muito mais ligadas nisso. Há luz no fim do túnel, mesmo que o caminho ainda seja tortuoso.”