Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Dario Menezes – diretor-executivo da Caliber no Brasil

Compartilhar

Lançada em 2016 na Dinamarca e com foco em gestão da reputação corporativa e marca, a Caliber atua com uma plataforma digital proprietária – a Real Time-Tracker – que realiza o monitoramento da percepção dos stakeholders em tempo real. A ferramenta possibilita a construção de cenários competitivos e também pode ajudar na definição de estratégias de comunicação e marketing, a partir da análise de 17 KPIs de marca e reputação corporativa.

A empresa, inclusive, acaba de lança um estudo global sobre a Indústria Famacêutica,  realizado em 17 países, incluindo o Brasil, revelando um diagnóstico de como as percepções da sociedade global foram modificadas (ou não) pelo contexto da pandemia. O estudo está disponível gratuitamente aqui.

No Brasil, a Caliber é liderada pelo diretor-executivo Dario Menezes, que conversou com o VoxNews sobre a importância do conhecimento da reputação de marca. E como isso pode ajudar na geração de novo negócios.

 

VoxNews – Quais os efeitos da pandemia na reputação das empresas?

Dario Menezes – A pandemia nos ofereceu alguns aprendizados sobre o que entendemos ser os direcionadores de formação de reputação. Mesmo um fato de tamanho gravidade pode não impactar a reputação desde que a sua atuação seja considerada ética, responsável e confiável. Ou seja que a atuação seja adequada ao momento. Ao contrário, fortalecendo aprendizados anteriores a pandemia foi horrível para empresas que atuam de forma desconectada as expectativas da sociedade.

VoxNews – A necessidade de uma relação mais direita e ao mesmo tempo virtual com clientes, mudou a percepção da população pelas empresas?

Dario Menezes – A proatividade torna-se cada vez mais fundamental. Seja pela adoção da tecnologia ou pela postura com mais empatia várias organizações aumentaram seu nível de confiança e admiração.

VoxNews – O que é relevante, em um período como o que estamos passando, para que a reputação de uma empresa tenha padrões que sejam fatores de sucesso?

Dario Menezes – Além dos clássicos relacionados a percepção da qualidade dos seus produtos e serviços, temos presenciado um aumento considerável do fator ética e integridade empresarial somada a uma postura socioambiental correta. Resumindo, os critérios ESG ganhando força no mercado.

VoxNews – As corporações estão mais preocupadas com reputação? O que mudou?

Dario Menezes – Sim. Fomos procurados por várias empresas que realizavam o tradicional estudo anual. De um momento para outro elas perceberam que este modelo acabou pois não dá conta em um mundo tão volátil. Elas entenderam que precisam de trackings de reputação de forma linear ao longo do tempo e não somente de forma analógica e pontual.

VoxNews – Quais os principais pilares que compõem a reputação de uma empresa? E o que é mais visível para o consumidor?

Dario Menezes – A percepção de qualidade dos seus produtos e serviços, seu grau de inovação dentro do seu setor, a ética e a atuação socioambiental. Também conta muito a transparência como forma de conduta do relacionamento com os seus públicos.

VoxNews – Como é feito o trabalho da Caliber? Que resultados o acompanhamento constante da reputação de empresas traz para o sucesso do negócio, a boa relação com consumidores e a criação de novos padrões e produtos?

Dario Menezes – Nosso trabalho consultivo aliado a uma plataforma digital chamada Real-Time Tracker permite o acompanhamento linear e em tempo real dos indicadores da empresa e de seus benchmarks. E tudo isso baseado em um processo de escuta das pessoas e não somente das mídias sociais. Os métodos tradicionais para monitorar reputação normalmente só seguem as pessoas que são vocais online ou usam pesquisas de mercado caras e pontuais.

Nossa abordagem é diferente: focamos nas pessoas, não na mídia. E não apenas em quem fala alto, mas em todos que realmente importam. Isso gera um dashboard bastante dinâmico e estratégico para as organizações como Nestlé, Hering, Amil, Itaú, Gol Linhas Aéreas e a XP Investimentos.

Voxnews – Nos conte sobre o trabalho da Caliber no Brasil e sua atuação.

Dario Menezes – A pandemia foi positiva para a Caliber pois acelerou o processo de adoção das empresas de estudos lineares de reputação. Eles custam o mesmo de um estudo pontual porém com muito mais acuracidade e tempestividade. E estamos compartilhando esse valor estratégico, esse frescor dos dados, essa granularidade de análise com os nossos clientes

 

Tags:

Deixe um Comentário