Escreva para pesquisar

MÍDIA

Comerciais de cerveja em SP rendem R$ 191 milhões à TV

Compartilhar

O mercado publicitário foi surpreendido na semana passada por uma decisão da Justiça Federal, que restringiu a veiculação de publicidade de toda bebida com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau, o que inclui cervejas e vinhos, entre 6h e 21h, em emissoras de rádio e televisão. A decisão, que veio da 1ª Vara Federal de Florianópolis, tem efeito nacional e ainda cabe recurso.

No entanto, já pesa sobre os cofres comerciais das emissoras a possibilidade de perder uma boa fonte de faturamento publicitário. Segundo levantamento da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais na TV, os anúncios de cerveja exibidos só em São Paulo, das 6h às 21h, renderam em 2012 cerca de R$ 191 milhões às principais emissoras de TV aberta do país: Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!.

A conta toma como base o preço de tabela (sem descontos) de cada 30 segundos nos intervalos dessas redes. Só em novembro, esses canais exibiram em São Paulo, das 6h às 21h, 461 inserções publicitárias da indústria cervejeira. De 1º de janeiro a 6 de dezembro, na mesma faixa horária, as emissoras levaram ao ar 4.206 comerciais de cerveja, um dos maiores patrocinadores das transmissões esportivas na TV.

Da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo

Deixe um Comentário