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Bola da Vez

Chloé de Trogoff – diretora da Webedia Food

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O TudoGostoso, vertical líder no segmento de culinária, comemora  em 2020 seu 15º aniversário e cinco anos dentro do portfólio da Webedia, aquisição anunciada em agosto de 2015 com investimento de R$ 49 milhões. Chloé de Trogoff, diretora da unidade de negócios Webedia Food, afirma que as comemorações estão todas focadas na comunidade de usuários, tanto os mais antigos quanto os novos. Muitos destes, chegaram durante o período da quarentena, o que inspirou o TudoGostoso a realizar uma pesquisa para entender as mudanças de comportamento de sua audiência durante esse período. As redes sociais também foram fundamentais para manter a proximidade com o público e conquistar novas gerações, com o incremento cada vez maior de conteúdos em video. Nessa entrevista, Chloé de Trogoff conta como a Webedia conseguiu nesses cinco ampliar ainda mais sua base de usuários.

VoxNews – O TudoGostoso comemora 15 anos desde sua criação e cinco desde sua aquisição pela Webedia. Qual é hoje a importância deste vertical dentro da estratégia de negócios do grupo para o Brasil?

Chloé – O TudoGostoso tem consolidado, ano a ano, sua condição de vertical líder no segmento de culinária no Brasil com 30,1 milhões de unique visitors, segundo dados do Comscore. Desde a aquisição, o crescimento da base de usuários foi da ordem de 40% – graças, principalmente, à estratégia de SEO desenvolvida pela empresa para o site, além da criação de novos programas em vídeo e novas editorias, como o Blog TDG, que atraíram novos usuários.. O principal meio de acesso continua sendo via dispositivos móveis, tendência que segue em ascensão. A aquisição do TudoGostoso foi um passo fundamental para os negócios da Webedia no Brasil e nos posicionou como uma das principais referências digitais do mercado brasileiro.

VoxNews – Como estão hoje os números do TudoGostoso e o perfil do seu usuário?

Chloé – Os números mostram que a porcentagem de usuários que retornam aumentou e a quantidade dos que visualizam uma única página por pouco tempo diminuiu. Ou seja, os usuários interagem cada vez mais com o site. A base da audiência é feminina, com 70% da audiência e 30% masculina. A maior parte dos usuários são jovens de 25 a 34 anos (35% do total), seguidos pelo grupo de 35 a 44 (21%) e de 18 a 24 anos (18%). O acesso não se limita ao Brasil, com Portugal e Estados Unidos sendo os países que mais acessam ao conteúdo. Temos dentro da empresa um setor dedicado de BI que visa entender o comportamento do nosso público ajudando a direcionar os nossos esforços, além de realizar pesquisas com a nossa base e usuários para entender o comportamento do nosso público.

VoxNews – Como está sendo a performance durante a pandemia? Quais foram as mudanças de comportamento mais significativas de seus usuários?

Chloé – Consciente dos profundos impactos nos hábitos de consumo durante a pandemia, a equipe de TudoGostoso fez uma pesquisa com 4 mil usuários do site de todas as regiões do Brasil. O dado mais impactante foi o aumento daqueles que declaram cozinhar em casa todos os dias, passando de 53,9% para 72,1% durante a quarentena. Os sites de culinária são a fonte preferida de informação para 74%, contra 56% do YouTube e 30% dos livros de receitas. O formato de vídeo também é o preferido de 64% do público, enquanto 61% também aprova imagens com passo a passo da execução das receitas.

VoxNews – A pesquisa revelou alguma mudança nos hábitos alimentares durante a quarentena?

Chloé – Apesar das preocupações com a manutenção de dietas saudáveis, os dados revelam que antes da quarentena 54% mantinham alimentação saudável e equilibrada, mas saindo da dieta de vez em quando. Mas após o início da quarentena, essa cifra caiu para 47% mostrando um certo relaxamento no rigor. No entanto, 63% pretendem manter dieta mais saudável após o fim da fase mais aguda da pandemia. O tempo maior em casa certamente nos aproximou mais do público que gosta de cozinhar e busca receitas na internet. Os dados mostram que a quarentena deixou o público mais sensível quanto à alimentação saudável e mais aberto a descobrir novas receitas.

VoxNews – Quais são os resultados comerciais do TudoGostoso nesses cinco anos na Webedia?

Chloé – O faturamento também apresenta crescimento desde a aquisição. Nesses cinco anos, o TudoGostoso contou com mais de 30 parceiros comerciais em grandes campanhas, como BRF, Mondelez, General Mills, JBS, Coca Cola e Tirol, além de clientes do mercado não endêmico. Nosso conteúdo passou a ganhar ainda mais relevância para nossos usuários durante a pandemia, por conta do maior tempo das pessoas em casa e o fechamento de restaurantes”, afirma Chloé. O número de sessões do site passou de 54 MM em fevereiro para 74 MM em março devido ao início da pandemia e dobrou em abril, com mais 104 MM. Trabalhamos para mostrar aos usuários que eles podem contar com o TudoGostoso sempre, seja para tirar uma dúvida ou para se manter em dia com as novidades do setor. É gratificante ver o aumento da interação do público e da confiança do mercado, com o reconhecimento de que somos um grande parceiro para as marcas.

VoxNews – Qual é a importância das redes sociais na estratégia de negócios do vertical?

Chloé – O TudoGostoso sempre acompanha as tendências e procura inovar seus conteúdos sempre acompanhando o consumo dos usuários no meio digital, atualmente apostamos em um novo programa em vídeo, chamado: Em casa com o TudoGostoso e Gabriel Frazão, que é um conteúdo voltado para ajudar as pessoas na quarentena com receitas práticas e fáceis do dia a dia, que traz além do preparo da receita, dicas e toques especiais para finalização e tempero da receita pelo nosso chef. Esse conteúdo é disponibilizado originalmente no Facebook e no Instagram. Além disso, recentemente fizemos também um canal especial para a quarentena dentro do site com receitas voltadas para esse mesmo fim citado acima, além de outros projetos também com lives patrocinadas. Criamos um Reels especial agradecendo nossos usuários por esses 15 anos de sucesso e audiência, que já tem mais de 800 mil de views. Estamos também agora começando nosso canal no Tik Tok e produzindo vídeos específicos para essa nova rede. Em breve teremos novidades por lá.

VoxNews – E pra fechar, quais são as receitas mais acessadas da história do TudoGostoso?

Chloé – Os assuntos mais buscados na história do blog do TudoGostoso foram “Receitas com peito de frango”, “Receitas com carne moída” e “Receitas low carb”. Os assuntos “Receitas fáceis”, “Sobremesas fáceis” e “Receitas simples e rápidas para o almoço” também estão entre os mais buscados. No ranking individual das receitas, destaque para sobremesas como Bolo de cenoura, Pudim de leite condensadoBolo de chocolate, Massa de panqueca e Bolo simples.

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