Escreva para pesquisar

MÍDIA

Carnaval: Globo faz parcerias para captação em UHD e realidade virtual

Compartilhar

A Globo fará, durante o Carnaval, captações experimentais usando tecnologias inovadoras e que garantem maior imersão, através de imagem e de áudio. Em parceria com a Sony e a NHK, serão feitas imagens dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 8K 120 p. Para isso, serão utilizados novos servidores, câmeras e lentes desenvolvidos pela Sony, que oferecem muito mais realidade para quem estará assistindo.

 

“Uma unidade móvel posicionada na dispersão do Sambódromo ficará responsável por toda a operação, monitoração e gravação do material captado. Esse teste, além de inovador, pauta importantes discussões até que essa tecnologia esteja disponível para o público em geral”, afirma Marcelo Bossoni, gerente de operações de Tecnologia do Entretenimento da Globo.

 

Também nos desfiles do Rio de Janeiro, haverá gravações de alguns trechos das apresentações em 8K 360° em parceria com a Intel. Além da altíssima resolução, a experiência em realidade virtual proporciona a sensação de estar dentro do Sambódromo. Com o uso de um microfone especial, o som também será captado em 360º, garantindo que o áudio se manifeste em sincronismo com a imagem, quando reproduzido com o óculo de VR.

 

Em São Paulo, através de um teste de mixagem remota e transmissão em Dolby ATMOS, os sinais dos 54 canais de áudio serão levados por fibra do sambódromo até a emissora, onde serão mixados. O formato que será testado, Atmos Live, permite a criação de até cinco canais de ambiente, um canal de subefeitos e até dez objetos sonoros que podem ser colocados livremente no espaço ao redor do ouvinte. A experiência já foi feita no Rio em 2017.

Tags:

Deixe um Comentário