Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Antonio Jorge Alaby Pinheiro, presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro

Compartilhar

Em um cenário de transformações aceleradas e novos desafios éticos, sociais e tecnológicos, Antonio Jorge Alaby Pinheiro, publicitário com longa trajetória em mídia e atual presidente do Grupo de Mídia do Rio, defende que o profissional da área deve ir além dos dados: “Nosso negócio é entender de gente”. Nesta entrevista ao VoxNews, ele fala sobre o papel estratégico da mídia, o protagonismo do GMRJ e os caminhos para conciliar performance com propósito.

 

VoxNews – O mercado de mídia passa por uma transformação profunda, impulsionada por tecnologia, novos formatos e comportamento do consumidor. Na sua visão, quais são as principais tendências que devem guiar os profissionais de mídia nos próximos anos?

Antonio Jorge Alaby Pinheiro – Mudanças sempre causam uma certa apreensão. A diferença agora é que a velocidade está bem maior. Tudo muda muito rápido. Mas, se olharmos para trás, de tempos em tempos essa pergunta poderia ser feita. A base da resposta sempre deve ser a mesma: o importante é não se surpreender, muito pelo contrário, é procurar entender as mudanças, digerir e se adaptar rapidamente. Não podemos esquecer nunca que nosso negócio é entender de gente. O acompanhamento permanente de como as pessoas se comportam facilita perceber e assimilar o que vem mudando. Essas características no profissional de mídia são essenciais hoje e no futuro.

 

VoxNews – Como você enxerga o papel dos profissionais de mídia na aceleração de práticas mais éticas, sustentáveis e inclusivas no setor publicitário?

Antonio Jorge Alaby Pinheiro – Partindo do princípio de que nosso negócio é entender de gente, a observação constante do comportamento das pessoas nos mostra que grande parte não aceita mais as velhas práticas e repudia quando a comunicação ignora essa tendência. A mídia, por ser uma área técnica da publicidade, deve reverberar isso junto aos seus pares no processo de desenvolvimento das campanhas e até mesmo orientar os clientes.

 

VoxNews – O Grupo de Mídia do Rio tem ampliado seu protagonismo em discussões relevantes para o mercado. Quais os próximos passos da entidade para fortalecer o papel estratégico da mídia dentro das agências e junto aos anunciantes?

Antonio Jorge Alaby Pinheiro – Durante muito tempo o GMRJ restringiu suas pautas a assuntos específicos da área de mídia. Mas fomos percebendo que, para avançar, era fundamental abrir e nos aprofundar em temas essenciais para o progresso da comunicação. Trazer os players da agência, os veículos e os anunciantes para essa conversa fortalece o papel estratégico da mídia. Nosso objetivo, como próximos passos, é cada vez mais ampliar e aprofundar essa conversa, consolidando a entidade como referência no pensamento do nosso negócio.

 

VoxNews – Vivemos um momento em que a mensuração de resultados, a atenção aos dados e o impacto social caminham juntos. Como conciliar performance com propósito nas estratégias de mídia atuais?

Antonio Jorge Alaby Pinheiro – Esse é o grande desafio. Nosso trabalho sempre foi baseado em dados. O resultado sobre o investimento é uma cobrança permanente. Rentabilizar a verba do cliente é pré-requisito para um bom planejamento de mídia desde sempre. Mas, se tudo isso não levar em conta o impacto social e o propósito das marcas, de nada vale. Por isso, é importante que, cada vez mais, o profissional de mídia tenha um olhar mais amplo — que ajude a enxergar o que está por trás dos números.

 

VoxNews – Com o avanço da mídia programática e a ascensão das plataformas digitais, como garantir que a personalização e o alcance não comprometam a qualidade da comunicação e os valores das marcas?

Antonio Jorge Alaby Pinheiro – Os avanços das novas ferramentas e maneiras de chegar aos interlocutores das marcas são inegáveis. Sua utilização deve ser considerada como facilitadora para se atingir os objetivos desejados. Os profissionais de mídia não podem simplesmente delegar. O comando e o acompanhamento são fundamentais.

 

VoxNews – O Rio de Janeiro sempre teve uma identidade criativa própria dentro da publicidade brasileira. Na sua opinião, como os profissionais de mídia da região podem potencializar esse diferencial em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo?

Antonio Jorge Alaby Pinheiro – Desde o final dos anos 90, com a globalização de fato do nosso negócio, esse desafio faz parte do nosso dia a dia. De certa forma, aprendemos a lidar. O grande problema do Rio de Janeiro nos últimos tempos tem sido o esvaziamento do mercado. Nossa reação está sendo juntar forças e encarar de frente essa situação. O GMRJ, CCRJ e ABMN, desde o ano passado, estão empenhados em buscar caminhos que possam reverter isso. Em março, lançamos a campanha “O Rio é ROI”, que rapidamente se transformou em movimento. Esperamos que, nos próximos meses, ações concretas estejam sendo implementadas.

 

Tags:

Deixe um Comentário