Escreva para pesquisar

DESTAQUE

Alunos da ESPM-Rio criam tutorial para marcas falarem com negros

Compartilhar

Negros representam 54% da população brasileira e um mercado consumidor de mais de 1 trilhão de reais. Esses dados estão no anúncio, de página dupla, criado como projeto final pelos alunos do curso Me Representa! Marcas e Representatividade da Educação Continuada da ESPM-Rio, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Publicidade, Criatividade e Inovação, e que será veiculado na edição de agosto da revista Raça.

A peça, intitulada “Tutoriafro”, traz algumas dicas para as marcas se comunicarem melhor com o público negro, que muitas vezes não se vê representado nas ações publicitárias. Entre as nove recomendações do anúncio, estão:

– Lembre que marca que não é vista não é lembrada. E, público que não se vê, também não faz questão de lembrar da sua marca.

– Entenda que negro não é exótico. Negro é lindo.

– Pense que, para deixar uma mensagem mais clara, talvez seja melhor deixar mais escura.

– Assuma que, se a sua marca é feita para mais da metade da população, a sua marca é negra.

As fotos do anúncio vieram do nappy – primeiro banco de imagens gratuitas em alta resolução só com pessoas negras.

O curso Me Representa! Marcas e Representatividade, da ESPM-Rio em parceria com a revista Raça, trouxe para a sala de aula debates sobre as influências africanas na cultura brasileira e sua importância para os negócios da publicidade. Pela primeira vez a ESPM usou um corpo docente 100% negro, justamente por ser impactado diariamente pelas questões raciais. A iniciativa rendeu outros resultados positivos. Os alunos do curso criaram o #Pretaria – coletivo de consultoria sobre representatividade negra – e para continuar o diálogo com as marcas e as agências de comunicação, a ESPM-Rio e a Revista Raça lançam em novembro, mês da consciência negra, o Prêmio Raça de Criatividade para a Diversidade, que vai destacar projetos e ações que valorizem a diversidade.

“Estamos em um momento de forte discussão sobre as questões raciais no Brasil e uma parceria entre duas instituições tradicionais, Raça e ESPM, promovendo uma ação antirracismo, só ajuda a fortalecer ainda mais o espírito de mudança”, comenta Maurício Pestana, diretor da revista Raça.

 

Deixe um Comentário