Alexandre Salgado, Flavio Hargreaves e Victor Portella, sócios da Artluz+
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Na era em que o real e o digital se misturam cada vez mais, a Artluz+ nasce da vontade de reencontro de pessoas, talentos e visões de mundo. À frente do estúdio, Alexandre Salgado, Flavio Hargreaves e Victor Portella somam trajetórias consolidadas em fotografia, direção de cena e pós-produção. Mais do que reunir técnicas, eles apostam na troca constante e no olhar interdisciplinar para criar imagens que provoquem, envolvam e façam o público se perguntar: como isso foi feito?
Nesta entrevista ao VoxNews, os sócios falam sobre o impacto dessa abordagem colaborativa, o uso consciente da inteligência artificial e o desafio de construir narrativas visuais relevantes em um mercado saturado de imagens.
VoxNews – A Artluz+ nasce com uma proposta de integrar diversas técnicas em um só projeto. Como essa abordagem híbrida impacta o processo criativo e o resultado das produções?
Artluz+ – Artluz+ é a reunião de antigos parceiros de trabalho que por se acostumar a trabalhar em grupo resolveram se reunir de novo e juntar suas forças de trabalho não antes de percorrer caminhos diferentes e acumular uma vasta experiencia nesses anos. Essa tendencia que encanta de trabalhar em casa é maravilhosa. Mas para quem se acostumou a trocar experiências em conjunto para trazer as soluções para os nossos clientes deixa um vazio. Posso dizer que da nossa parte nós três e nossos associados estamos felizes em reviver essa troca pois tenho certeza de que isso beneficia os nossos clientes. Acho que trazer a fotografia, CGI, VFG, IA, pós-produção e uma gerência integrada só vai crescer nosso trabalho e consequentemente quem ganha é o cliente quem encontra em um só lugar todas essas opções.
VoxNews – Em um mercado saturado por imagens, como o estúdio pretende se destacar e criar experiências visuais que realmente provoquem e envolvam o espectador?
Artluz+ – Nosso propósito é sempre fazer o melhor. Todos os projetos são encarados com a mesma seriedade. O resultado é consequência de um processo de produção bem estruturado, onde valorizamos as etapas de concepção que trazem assertividade no produto.
VoxNews – O uso de inteligência artificial tem crescido no audiovisual. Como a Artluz+ incorpora essa tecnologia sem perder a sensibilidade estética que define seu posicionamento?
Artluz+ – A IA é uma nova ferramenta que veio para somar, ajudar. Sem dúvidas, a IA facilita muitas camadas do processo de produção. Mas o processo de produção permanece o mesmo. Nós não acreditamos na ideia de que a IA decidirá por nós. Sempre terá um profissional qualificado conduzindo o processo de produção.
VoxNews – Os três fundadores trazem uma bagagem sólida em fotografia, direção de cena e pós-produção. De que forma essas expertises se complementam na prática do estúdio?
Artluz+ – Projetos robustos demandam muitas habilidades distintas e é importante ter um profissional experiente, polivalente conduzindo o processo de produção. Essa bagagem é exatamente o que coloca um profissional na posição de supervisão. É necessário ter uma perspectiva interdisciplinar para garantir uma boa interlocução entre os setores.
VoxNews – Além da publicidade, vocês mencionam atuar em outras frentes como moda, entretenimento, tecnologia e branding. Quais tipos de projetos especiais a Artluz+ busca atrair nesses segmentos?
Artluz+ – Atuamos no mercado mais abrangente de todos, a publicidade. A publicidade abrange moda, branding, tecnologia, abstração, institucional. Para atuar esse mercado, é necessário estar apto a atender qualquer tipo de necessidade. Mas por vezes recebemos pedidos que independem das agências de publicidade e por definição, acabam recebendo um nome diferente. Por exemplo, nós atendemos muitas demandas da indústria farmacêutica, mas recentemente produzimos uma campanha do laboratório FQM vindo da agência Next. Pensando em processo de produção, a diferença é pequena, mas um projeto é chamado de publicidade e o outro institucional.
VoxNews – Vivemos uma era em que a linha entre o real e o digital é cada vez mais tênue. Qual o papel da Artluz+ nessa discussão sobre autenticidade, percepção visual e storytelling?
Artluz+ – Nós adoramos novidade. Cada projeto é uma nova oportunidade de encantar. Esses vídeos de FOOH que estão em alta no momento são exemplos claros dessa mistura do real com o digital. E nós adoramos. Nosso objetivo é deixar a dúvida de como aquilo foi feito. Essa é a nossa essência. Buscar uma estética fotográfica e realista dentro de conceitos fictícios e abstratos.