Escreva para pesquisar

TERMÔMETRO

ABTA 2013 começa em 6 de agosto

Compartilhar

Começa nesta terça-feira, 6 de agosto, a 21ª edição da Feira e Congresso ABTA 2013, principal evento de TV por assinatura, mídia eletrônica e telecomunicações da América Latina.

O encontro, promovido anualmente pela Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e organizado pela Converge Comunicações, realiza-se até o dia 8 no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento divide-se em feira e congresso e reúne os principais líderes da indústria para debater, com especialistas, analistas e autoridades, temas relevantes para o setor.

A FEIRA
Esta edição terá a participação de mais de 120 empresas com estandes instalados em uma área de exposição de 10.000 m². A expectativa é que a feira receba oito mil visitantes. Quase metade das empresas expositoras na ABTA 2013 são internacionais. São fornecedoras de equipamentos e programadoras interessadas no mercado brasileiro. Estarão presentes delegações de países como Alemanha, França, Estados Unidos, China (Taiwan), Coréia, Japão, Inglaterra, Espanha, México e Peru.

O CONGRESSO

O Congresso da ABTA 2013 é composto por quatro grandes painéis estratégicos, além do painel de abertura, e quatorze sessões especiais organizadas em quatro blocos temáticos: operacional, regulatório, tecnológico e programação.

O painel de abertura terá as participações, como palestrantes, do ministro das Comunicações Paulo Bernardo, da ministra da Cultura, Marta Suplicy e do presidente-executivo da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, Oscar Simões. Esta será a primeira vez que um ministro da cultura participa do evento.Também participam do painel, como convidados, o presidente da Anatel, João Rezende e o diretor presidente da Ancine, Manoel Rangel.

Paralelamente aos debates do Congresso da ABTA 2013, serão realizados os Seminários de TV por Assinatura (STAs). Estas sessões são dirigidas aos profissionais envolvidos no dia-a-dia das operações, desde instaladores até gerentes e supervisores. São sessões focadas na reciclagem de conhecimento, troca de experiências e na adequada formação de profissionais responsáveis por vendas e atendimento ao assinante. Veja a seguir a programação do Congresso e, na sequência, dos STAs.

O PROGRAMA
Horário Dia 06/08 – Terça Dia 07/08 – Quarta Dia 08/08 – Quinta
8:00 Credenciamento Credenciamento Credenciamento
9:00 OPE 1 OPE 2 STA 1 PAINEL 2 PAINEL 4
10:30 Intervalo Intervalo Intervalo
11:00 OPE 3 PROG 1 STA 2 PAINEL 3 PROG 3 TEC 4 STA 6
12:30 Sessão especial 1 Sessão especial 2 PROG 4 STA 7 STA 8
14:00 PAINEL DE ABERTURA REG 1 TEC 1 STA 3 PAINEL 5
15:30 Intervalo Intervalo
16:00 PAINEL 1 PROG 2 TEC 2 STA 4
17:30 Visitação à feira REG 2 TEC 3 STA 5
19:00 Visitação à feira

Painel de abertura – Um novo ciclo de crescimento
O mercado convergente de TV por assinatura, banda larga e telefonia consolidou um ciclo vitorioso de crescimento ao longo da última década, impulsionado pela oferta combinada de serviços, pela competição e pela inovação. Desde 2003, o crescimento foi de cinco vezes, batendo os 17 milhões de assinantes de vídeo, mais de 6 milhões de clientes banda larga e cerca de 5 milhões de clientes de voz. Os conteúdos HD já são presença constante nos lares brasileiros, a TV paga está presente em todos os municípios por meio do DTH e as redes de cabo e fibra se expandem para cada vez mais cidades. A inovação também está presente em novas formas de levar conteúdo: sob demanda, através das redes de banda larga, de forma não-linear, over-the-top, everywhere. O mercado já conta com um novo marco legal, novos players na distribuição, novos provedores de conteúdo e se prepara para um novo ciclo de expansão.

Palestrantes:
Marta Suplicy, Ministra da Cultura
Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações
Oscar Simões, presidente, ABTA

Convidados:
Manoel Rangel, diretor presidente, Ancine
João Rezende, presidente, Anatel

Palestra internacional:
Adriana Menezes Whiteley, consultora sênior, Farncombe

PAINEIS ESTRATÉGICOS

PAINEL 1 – Uma visão global sobre o futuro da TV por assinatura
Nesta sessão, executivos do Brasil e América Latina comparam suas visões sobre o presente e o futuro da indústria com a experiência internacional. O objetivo é entender os desafios comuns, trocar informações e trazer uma nova perspectiva sobre a evolução do mercado.

Palestrantes internacionais
Carlos Moltini, CEO, Cablevisión
Juan Vasquez, VP de estratégias, Liberty Global

Palestrantes brasileiros
José Felix, presidente, Net Serviços
Alberto Pecegueiro, diretor geral, Globosat
Silvia de Jesus, presidente, Blue Interactive
Gustavo Leme, diretor geral, Fox

Moderadora
Marina Cigarini, líder de mídia e entretenimento, Mckinsey

PAINEL 2 – Publicidade: o peso dos 17 milhões de assinantes
Com a forte expansão de base nos últimos anos, o mercado de TV por assinatura já atinge mais de 55 milhões de pessoas com conteúdo diversificado, segmentado, com alto grau de engajamento e formatos inovadores. Nesta sessão, canais, anunciantes e agências discutem a importância da TV paga nas estratégias de mídia e as oportunidades criadas com o crescimento da classe C e as novas produções locais.

Painelistas:
Orlando Marques, presidente, ABAP
Fred Müller, diretor executivo comercial, Globosat
Guilherme Valentini, VP de publicidade, Fox
Diego Oliveira, diretor, Ipsos MediaCT

Moderador
Geraldo Leite, Singular Arquitetura de Mídia

PAINEL 3 – Novos cenários para a monetização de conteúdos
A ampliação das plataformas over-the-top e a oferta de conteúdos sob demanda (VOD), a integração das plataformas de TV por assinatura com a oferta de conteúdos pela Internet e os novos modelos de negócio estão transformando o business de distribuidores, programadores e produtores de conteúdos. O que isso muda na indústria? Quais os resultados práticos das experiências já existentes?

Palestrante
Marcel Fenez, global entertainment & media leader, PwC

Debatores:
Gustavo Ramos, diretor de novas mídias, Globosat
Roberto Piazza, diretor executivo, Telefonica/Vivo
Alvaro Paes de Barros, gerente de parcerias, Youtube
Rodrigo Marques, diretor de estratégia e gestão operacional, Net Serviços

Moderador:
Dony de Nuccio, âncora, GloboNews

PAINEL 4 – Conteúdos: as oportunidades (e riscos) que se abrem
Passado mais de um ano da entrada em vigor das normas trazidas pela Lei do SeAC, e com quase R$ 1 bilhão previsto no Fundo Setorial do Audiovisual, como a indústria de conteúdos nacionais pode se desenvolver. Qual o papel da TV por assinatura? Que necessidades tem o mercado? Como operadoras e programadoras vêm se adaptando?

Palestrante
Manoel Rangel, presidente, Ancine

Debatedores
Antonio João Filho, diretor geral, Claro TV
Paulo Saad, VP de canais pagos, Band/Newco
Fernando Medin, VP e country manager Brasil, Discovery Network
Fernando Magalhães, diretor de programação, Net Serviços
Denise Gomes, sócia e produtora executiva, BossaNovaFilms

Moderador
André Mermelstein, editor da revista, Tela Viva

PAINEL 5 – As novas redes e a expansão da banda larga

O mercado de telecomunicações tem sido puxado pela banda larga, pela oferta de TV por assinatura e pela mobilidade. Com os modelos de negócio e perspectivas econômicas atuais e com o cenário competitivo colocado, o que se pode esperar do setor nos próximos anos? Qual será a estratégia das empresas? Haverá espaço para novos players no setor de banda larga?

Palestrante:
Pedro Lucas da Cruz P. Araújo, gerente do depto. de banda larga, Ministério das Comunicações

Debatedores
Alan Fischler, assessor especial da presidência, BNDES
Márcio Carvalho, diretor de marketing, Net Serviços
Rodrigo Dienstmann, presidente, Cisco do Brasil
Fares Nassar, presidente, On Telecom

Moderador:
Samuel Possebon, editor, revista Teletime

SESSÃO ESPECIAL: “Fim de Expediente ao vivo”
Um debate atual e divertido com a presença dos comentaristas Dan Stulbach, Luis Gustavo Medina e José Godoy, da rádio CBN.

BLOCO OPERACIONAL

OPE 1 – O que esperar dos novos players
Mercado já ganhou dezenas de novas empresas autorizadas a prestar o Serviço de Acesso Condicionado. O que pensam essas empresas? Que espaços estão sendo encontrados para a expansão dos mercados locais?

Palestrantes:
Alex Jucius, diretor geral, NeoTV
Basílio Perez, presidente, Abrint
Neusa Risette, Consultora

Moderador:
Fernando Lauterjung, editor, Tela Viva News

OPE 2 – Como planejar (e financiar) a construção das redes
Operadores podem aproveitar as políticas de desoneração para as novas redes de TV paga? Quais os cuidados necessários para montagem de um modelo de negócios sustentável? Onde ainda há espaço para expansão de redes de cabo?

Palestrantes:
Rafael Andrade Reis de Araújo, engenheiro Analista de Infraestrutura, Ministério das Comunicações
Daniel Barros, diretor de operações, Net Serviços
Antônio Salles, sócio e consultor, QAMTV

Moderador:
Samuel Possebon, editor, revista Teletime

OPE 3 – Perspectivas e cenário econômico para o setor
Como o mercado deve se comportar daqui para frente? Qual o limite de expansão dos serviços na classe média? Ainda é preciso ajustar os produtos para a classe C? A concorrência dos serviços digitais sobre redes de banda larga (OTT) têm impacto na demanda de mercado?

Palestrantes
Ariel Dascal, diretor geral, Oi TV
André Guerreiro, diretor de mercado, Net Serviços
André Telles, diretor geral, SIM TV

Moderador:
Samuel Possebon, editor, revista Teletime

BLOCO REGULATÓRIO

REG 1 – Anatel: desafios para o crescimento do mercado
A agência de telecomunicações faz nessa sessão um balanço da ação regulatória sobre o setor.

Palestrante
Marcelo Bechara, conselheiro, Anatel
Edmundo A. de Souza e Silva, pesquisador e consultor, UFRJ

Debatedores
Gilberto Sotto Mayor, diretor de regulamentação, Net Serviços
Roger Karman, diretor geral, Net Angra

Moderador:
Samuel Possebon, editor, revista Teletime

REG 2 – Ancine: avaliação e perspectivas
Os resultados de dois anos da Lei 12.485/2011 sob a ótica da produção de conteúdo e do empacotamento, as próximas ações e os efeitos desse novo ambiente regulatório.

Palestrantes
Rosana Alcântara, diretora, Ancine

Debatedores:
Cristina Bandiera, diretora de marketing e conteúdo, Claro TV
Fernando Magalhães, diretor de programação, Net Serviços
Marco Altberg, presidente, ABPI-TV
Gustavo Leme, membro do conselho diretivo, TAP Brasil

Moderador
Oscar Simões, presidente, ABTA

Sessão especial 1 – Cade, Ecad e os direitos autorais na TV por assinatura
Um debate sobre como a recente decisão do Cade sobre o modelo de recolhimento de direitos autorais impacta a TV por assinatura, as perspectivas de evolução das negociações entre distribuidores e detentores de direitos e o impacto da decisão em outros mercados.

Debatedores
Leonor Cordovil, advogada, Grinberg Cordovil e Barros Advogados
Marcos Bitelli, advogado, Bitelli Advogados

Moderador:
André Mermelstein, editor, revista Tela Viva

Sessão especial 2 – Must Carry: a relação entre TV paga e TV aberta
O que acontecerá com os canais abertos hoje levados pelas operações de TV por assinatura com o fim das transmissões analógicas a partir de 2015. O que muda para operadores e para os radiodifusores? O que o governo ainda precisa definir?

Debatedores
Marcelo Bechara, conselheiro, Anatel
João Paulo Andrade, coordenador geral de outorgas, Ministério das Comunicações
Marcelo Meira, VP de televisão, Band
Marcos Bitelli, advogado, Bitelli Advogados
Roberto Franco, dir. relações institucionais, SBT

BLOCO TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS

TEC 1 – O espaço para a alta definição
Com um volume crescente de canais em alta definição e uma demanda cada vez maior por qualidade, operadores de cabo e satélite ajustam suas estratégias para a transição dos tempos de conteúdos SD para a Era da Alta Definição? Qual a estratégia de operadores e programadores?

Palestrantes:
Roberto Primo, diretor de tecnologia, Globosat
Alessandro Maluf, gerente de marketing e produtos, Net Serviços
Leandro Gaunszer, diretor comercial, Media Networks

Moderador:
Fernando Lauterjung, editor, Tela Viva News

TEC 2 – Banda larga: agora wireless, 4G via satélite
O Brasil já tem experiências concretas de serviços de banda larga com a tecnologia TD-LTE nas antigas faixas do MMDS (2,5 GHz) e começa a ver as primeiras operações de banda Ka, via satélite. O que isso muda no cenário competitivo? Que oportunidades surgem aos operadores de DTH e MMDS? E o WiFi, é uma opção para as operadoras?

Palestrantes
Carlos André Lins de Albuquerque, diretor de operações, On Telecom
Hugo Ramos, gerente de tecnologia, Net Serviços

Moderador:
Samuel Possebon, editor, revista Teletime

TEC 3 – A evolução das redes na visão dos CTOs
Opções tecnológicas e perspectivas de evolução das redes e serviços de TV por assinatura na visão de quem planeja hoje as redes do futuro

Palestrante
Daniel Howard, CTO, SCTE

Debatedores
Marcelo Parraga, diretor de tecnologia, Net Serviços
Claudio Zylberman, diretor de tecnologia, Claro TV
Décio Feijó, gerente geral de tecnologia, CaboNatal Telecom

Moderador:
Samuel Possebon, editor, revista Teletime

TEC 4 – Como a TV por assinatura muda com o uso das redes IP
Plataformas digitais baseadas em IPTV e redes de banda larga abrem a efetiva possibilidade de que mais conteúdos passem a contar com conteúdos interativos, aproximando a TV por assinatura da experiência de Internet. Que oportunidades estão mais próximas? O que já deu certo e o que deu errado?

Palestrantes
Mark Jensen, VP Cable Sales Development, Ericsson
Rafael Sgrott, diretor de vídeo, Vivo TV
Rogério Takayanagi, diretor geral, TIM Fiber
Carmelo Iaria, diretor de inovação, Net Serviços

Moderador:
Rafael Coimbra, colunista, GloboNews

BLOCO DE PROGRAMAÇÃO

PROG 1 – A vida depois das cotas
Os impactos e as iniciativas nos canais pagos em relação à produção nacional. O segundo ciclo de produção, após um ano de vigência das cotas. Perspectivas de sustentabilidade dos canais nacionais.

Painelistas:
Cícero Aragón, diretor-presidente, BoxBrazil
André Rossi, diretor de programação, Discovery
Tereza Trautman, diretora, CinebrasilTV
Roberto D’Ávila, diretor, Moonshot
Roberto Martha, diretor sênior de programação, Viacom

Moderadora:
Cristina Padiglone, colunista, O Estado de São Paulo

PROG 2 – Bola na rede: o peso do esporte na programação
Os canais de esporte ganham importância especial frente aos grandes eventos. Quais suas estratégias, como lidam com os custos crescentes dos direitos.

Painelistas:
Guilherme Lenz, diretor comercial, Esporte Interativo
Pedro Garcia, diretor, SporTV, Premiere e Combate
Eduardo Zebini, head of sports, Fox

PROG 3 – TV everywhere: a busca pela atenção do consumidor
Depois das primeiras experiências de VOD e TV everywhere no Brasil, chega a hora de fazer um balanço e apontar as tendências. O que aconteceu? A demanda de fato existia? O que ainda é preciso fazer para melhorar os produtos?

Painelistas:
João Mesquita, diretor geral, rede Telecine
Marcelo Assumpção, diretor de planejamento e controle, DLA
João Worcman, diretor, Synapse
Leonardo Cesar, VP, Esporte Interativo

PROG 4 – Em busca do novo telespectador
As estratégias dos canais para competir dentro e fora da TV por assinatura. Como manter a relevância em um ambiente de mídia fragmentado. A concorrência pela atenção do assinante. A mudança no perfil da base e seus hábitos de consumo.

Painelistas:
Paulo Franco, VP de programação e conteúdo, Fox
Beatriz Mello, diretora de pesquisa e insights, Discovery Networks
Giani Scarin, gerente de pesquisa e inteligência de mercado, Globosat
Juliana Sawaia, gerente de Learning & Insights, Ibope Media

Moderadora:
Keila Jimenez, colunista, Folha de São Paulo

PROGRAMA STAS

STA 1 O mercado de TV por assinatura
Sessão introdutória sobre o setor de TV por assinatura. Quem são seus agentes, os papeis de operadoras e programadoras. As tecnologias de distribuição, os diferentes serviços. O cenário regulatório.

Palestrante
André Sanches, coordenador Escola Técnica, Net Serviços

STA 2 O ABC da programação
Como são formatados os canais? De onde vêm os conteúdos? O que são janelas de programação, e porque há diferenças entre canais básicos e premium. O que são as cotas de programação?

Palestrante
Krishna Mahon, produtora executiva, The History Channel / A&E / Bio

STA 3 Parte 1 – Assinatura do convênio entre o Seta e a SCTE (EUA) para desenvolvimento do programa de capacitação técnica.

Parte 2 – Redes para um futuro convergente
Como as redes estão sendo preparadas para suportar a demanda crescente por serviços como o vídeo por IP, VOD, videochamadas e grandes quantidades de dados trafegados? Como monitorar e controlar a qualidade dos serviços.

Painelistas
Andrey Lee, consulting systems engineer, Cisco
Patricio Latini, CTO para a América Latina e VP de tecnologia, Arris
Eben Jenkins, general manager – video, Tektronix

STA 4 Painel de tecnologia – Serviços multiscreen
Os desafios de oferecer o conteúdo em múltiplas telas. A questão do transcoding e a adaptação do vídeo a diferentes formatos e bandas. Os modelos de rentabilização do conteúdo everywhere.

Painelistas
Patricio Latini, CALA CTO and Vice President of Technology – ARRIS
Lou Mastrocola, VP global de vendas, RGB
Uri Gurevitz, director of Product Marketing, Portfolio & Solutions Management, Amdocs
Thierry Martin, VP executivo e diretor para a América Latina, Nagra

Moderador
Antonio Cesar Faria (QAMTV)

STA 5 Inovações no combate à pirataria
O que tem sido feito para se combater um dos maiores drenos de receita do setor e como se pode conscientizar os players e os consumidores sobre a gravidade do problema.

Painelistas
Marta Ochoa, diretora, Alianza Contra la Piratería de TV Paga
Horacio Gennari, CEO, Business Bureau (Argentina)
Ben Jun, CTO, Criptography Research, Inc. (EUA)
Cristofaro Mune, senior security analist, Riscure Security Lab. (EUA)

Moderador
Antonio Salles, Seta

STA 6 Parte 1 – Inovações em set-top boxes

Palestrantes
Jim Lomax, SVP sales and marketing, Pace
Walter Zhang, VP, Hisilicon

Parte 2 – Apresentação – Padrões, boas práticas e excelência operacional num mercado em reformulação
Palestrantes
Milton Francesconi, consultor em gestão de processos, Francisconi Consultores Associados
Edson Roberto Gaseta, gerente de consultoria em GRC e TIC, CPqD

STA 7 Painel de tecnologia – Serviços multiscreen II

Painelistas
Jeronimo Macanás, VP Europa e América Latina, Accedo
Andreza Dorta Pazin, technical marketing, ST Microelectronics
Noureddine Hamdane, EVP corporate strategy, Viaccess

STA 8 Painel – A experiência do consumidor
Quais as ferramentas para gerenciar a QoE (Quality of Experience), ou seja, o resultado final do serviço que chega ao assinante. Quais as melhores práticas para garantir a satisfação do consumidor.

Painelistas
Hubert Legrix, country manager, Witbe
Hugo Marques, technical solution architect, Cisco
Roberto Munoz, director sales solutions, ARRIS

Moderador
Rodrigo Duclós, CIO, Net Serviços

Mais informações sobre inscrições e credenciamento, podem ser obtidas no site www.abta2013.com.br.

Deixe um Comentário