Mês da Mulher: Cláudia Mattos, cofundadora da Oitto Impacto
Compartilhar

Como você vê a evolução das mulheres dentro do mercado de comunicação?
“O mercado de comunicação, assim como outras categorias de serviços, já apresentava, há bastante tempo, uma significativa presença de mulheres nas equipes. Contudo, essa presença geralmente se restringia às áreas administrativas ou de relacionamento com clientes e fornecedores. O que tenho testemunhado nos últimos anos foi o crescimento do protagonismo feminino em espaços de poder dentro das corporações, embora ainda estejamos muito distantes de um patamar de equidade em relação ao público masculino. Esse crescimento foi catapultado não apenas pela pressão em responder compromissos e metas de diversidade, mas também por uma mudança de cenário que demandou modelos de trabalhos colaborativos e, principalmente, a busca pela inovação.
Mais do que compreender que as habilidades pessoais femininas normalmente favorecem as relações intra e inter equipes e carregam uma alta capacidade de liderança e organização, as empresas de comunicação comprovaram a necessidade de formar times mais diversos, com diferentes percepções para garantia dos processos de inovação. Ainda que novos contextos sociais e políticos proponham hoje uma retração nos programas de diversidade e inclusão, não acredito em um retrocesso na evolução da participação de mulheres no mercado, sobretudo no de comunicação. Na prática, já atestou-se os benefícios da promoção da diversidade e equidade nas corporações e isso narrativa alguma será capaz de mudar.”