Inteligência artificial em campanha para combater violência contra idosos
Compartilhar
O “Junho Violeta” foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, com o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos. Somente no primeiro trimestre de 2023, foram mais de 47 mil denúncias e mais de 282 mil violações segundo a Ouvidoria de Direitos Humanos.
A UNESCO, com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), lança a campanha com o slogan “Assim você me vê?”. A ação tem o objetivo de mostrar a realidade da violência contra a pessoa idosa, por meio do número denúncias e violações sofridas por eles. A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.
A criação e a produção da campanha são da Cappuccino, que utilizou a Inteligência Artificial para confrontar o que idealizamos quando pensamos em nossa velhice, mostrando que ainda não é real para uma grande parcela da população. Os três filmes trazem a provocação “Assim você me vê?” e são protagonizados pelas pessoas idosas, denunciando as violências que as acomete e reivindicando seus direitos.
Ficha Técnica:
Agência: Cappuccino
Copresidente / CCO: Vitor Elman
Diretor de Criação: Cacá Passos
Redação: Bruno Ferro
Diretor de Arte: Cristhian Fonteles
Diretora de Estratégia: Camila Teshima
CGO: Rodrigo Martinez
Atendimento: Gabriela Gomes
Produção: Tatiana Brossi
Produtora: MOL