Rafael Vallaperde, sócio da Lightfarm Brasil
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Na semana de Cannes, a Lightfarm Brasil já comemora alguns prêmios. Um Leão de Prata na categoria Pharma com a peça “Bone Battle”, 100% em 3D, criada para a Area23 FCB New York para a Bayer e, ainda, um Bronze na categoria Outdoor pelas imagens “Panda Bear”, “Anteater” e “Orangutan” desenvolvidas com a Y&R Brasil para a campanha institucional do Greenpeace. Ainda com a primeira peça, a imagem assinada pela Lightfarm Brasil foi eleita o melhor 3D do ano na terceira edição do CGI Awards da Lürzer’s Archive, na Alemanha. E no ranking das Top 10 das melhores imagens, a produtora de imagens também emplacou duas peças 100% desenvolvidas em 3D assinada pela McCann Health Brasil para o Hospital Moinhos de Vento.
Mas, a entrevista não fala sobre isso. Há um ano a Lightfarm Brasil passou a apostar também numa área de filmes. Não uma aposta, na verdade, mas um planejamento que já estava sendo desenhado pela empresa e, segundo o sócio Rafael Vallaperde, a produção de vídeos é uma “evolução natural”.
Com uma equipe também especializada, a Lightfarm produz animações e abre câmera de acordo com cada projeto. No portfólio criações para agências internacionais como a VML NY e no Brasil como a Y&R. Confira o bate-papo.
VoxNews – A Lightfarm já é consolidada e reconhecida pela qualidade do material impresso produzido. Por que apostar numa área de filmes?
Rafael Vallaperde – Não é novidade que a mídia mudou, filmes fazem parte do nosso dia-a-dia, dos nosso celulares a tela do cinema. Tudo se move! A Lightfarm sempre foi focada em produzir publicidade com craft de artista, produzir vídeos é uma evolução natural.
VoxNews – Esse investimento já estava planejado? A Lightfarm teve que mudar de sede e/ou ampliar seus equipamentos e/ou pessoal?
Rafael Vallaperde – Sim, sabiamos que essa hora chegaria. Não precisamos mudar de sede, mas contratamos bastante gente. Produzir vídeos acaba sendo mais trabalhoso pelo número de etapas necessárias para finalizar uma peça; no entanto, os resultados são mais recompensadores.
VoxNews – Os filmes são sempre em animação ou a Lightfarm também abre câmera?
Rafael Vallaperde – Produzimos animações e abrimos câmera também! É nosso objetivo sempre tornar realidade a ideia dos nossos clientes.
VoxNews – Quem são os diretores dessa área?
Rafael Vallaperde – Eu coordeno toda a área de 3D, e o Milton Menezes faz a direção dos shootings. Somos sócios do estúdio, artistas digitais consolidados no mercado e à frente da Lightfarm desde o início. Existe muita troca durante os processos, porque acreditamos ser fundamental a coordenação entre a produção e a pós produção.
Muitas vezes, planejamos toda a captura em 3D e depois executamos o plano. O resultado de planejar o job corretamente fica evidente quando notamos as peças se unindo perfeitamente, e assim se evita surpresas.
VoxNews – Com a ampliação do serviço oferecido houve também um crescimento no faturamento da produtora?
Rafael Vallaperde – Sim, mas não houve uma mudança explosiva. Os vídeos são mais caros para serem produzidos, mas levam mais tempo para serem finalizados e demandam mais energia. No final das contas, o orçamento da empresa se beneficia, mas não tão significativamente.
VoxNews – Podem citar exemplos desses trabalhos da área de audiovisual?
Rafael Vallaperde – Do final do ano passado passado até agora produzimos várias campanhas de vídeo, dentre elas, Jif Jaf, uma marca de biscoitos vietnamita da gigante Kraft; produzimos também o primeiro spot 100% 3D da New balance (VML NY). Recentemente, finalizamos dois filmes para lançamentos de capacetes HONDA (Y&R) e, é claro, não poderíamos deixar de fora os nossos autorais. Bloom é o nosso novo xodó e já foi premiado com 3 prêmios de animação e 5 indicações em festivais de todo o mundo.
VoxNews – A maioria dos estúdios aposta em trabalhos autorais. A Lightfarm também incentiva projetos nessa área?
Rafael Vallaperde – Sim! Uma das características mais fortes da Lightfarm é a vontade de criar arte. Por isso, todos os artistas do estúdio são motivados a criarem ou estudarem quando existe tempo livre entre os projetos. Isto faz com que mantenhamos vivo o espírito artístico e as habilidades se mantenham sempre afiadas!
VoxNews – Já estamos na metade de 2018. Como vocês projetam o segundo semestre especificamente para o segmento no qual a Lightfarm vem atuando?
Rafael Vallaperde – Muito crescimento. Principalmente nas modalidades de motion graphics, animação e inserção de 3D em backplates reais. 2018 promete!