Escreva para pesquisar

MÍDIA

‘Spartacus’ inaugura o Clube do Filme da TV Cultura

Compartilhar

Até hoje é difícil não associar a figura de Kirk Douglas ao épico Spartacus, de 1960, uma das produções mais ambiciosas e tensas de Stanley Kubrick, que teve que assumir a direção após a demissão do cineasta Anthony Mann. Com o filme, ganhador de quatro Oscar e um Globo de Ouro, a Cultura inaugurará, em 9 de agosto, o novo dia de exibição do Clube do Filme, que passará a ser apresentado toda quinta-feira, às 22h.

Spartacus acompanha a trajetória de um gladiador, líder de um grupo de escravos, que luta pela liberdade contra os soldados e o poder do Império Romano. O filme tem mais de três horas de duração e é tão dinâmico quanto reflexivo. As cenas das batalhas, filmadas com recursos das grandes produções de Hollywood daquela época, impressionam até hoje pela camada de realismo. O filme é um clássico do gênero.

O longa é suntuoso, mas também tem seu lado político. O ambiente da produção era assolado pelas ameaças do macarthismo, período em que o governo norte-americano perseguia pessoas ligadas ao comunismo. Mesmo assim, Kirk Douglas, que também assumia o cargo de produtor-executivo, contratou o roteirista Dalton Trumbo, cujo nome constava na lista de supostos transgressores.

Deixe um Comentário