Estadão lança novo Estadão.com.br

22/05/2014

A partir do dia 31 de maio (sábado) o internauta começa a ver um novo Estadão.com.br. Esse será o lançamento da primeira fase de um projeto maior, que trará mais novidades na sequência. Será um site moderno, organizado e com visual atraente, com ferramentas e tecnologia inovadoras, com muitas possibilidades aos usuários. Hoje, o site registra em média 9,3 milhões de visitantes únicos/mês. O objetivo é atender de forma ampla, moderna e participativa essa audiência.

De acordo com Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, diversas inovações foram surgindo ao longo dos anos dentro do Estadão.com.br e colocadas em prática com o objetivo de proporcionar ao público uma experiência interessante de navegação, informação e serviço, mantendo a credibilidade e o prestígio do jornal impresso.

Para se chegar ao novo site foi realizada uma grande pesquisa sobre hábito de leitura e navegação no mundo digital. Foram ouvidos leitores do Estadão.com.br e de outros sites exatamente para entender e atender as expectativas desse público. “Ele terá visual muito atraente e tecnologicamente contemporâneo, mantendo a credibilidade e prestígio próprios do Estadão. Queremos dar ao internauta uma nova organização, leitura agradável e a garantia da curadoria do jornal”, explica Roberto Gazzi, diretor de Desenvolvimento Editorial do Grupo Estado.

Para começar, a home page terá maior destaque, com padrão diferenciado de tamanho das colunas. O atual modelo 4-4-4 (centímetros) passará para 5-4-3. Do lado esquerdo ficarão as chamadas hard news; o meio será reservado para notícias mais leves; já na terceira coluna, à direita, ficarão os serviços e alguns espaços publicitários. “Podemos resumir da seguinte forma: na esquerda, as notícias importantes; no meio, as interessantes; e na direita, conteúdo de serviços, nossos blogueiros e colunistas, incluindo a capa da edição do dia – o que não havia na versão anterior”, afirma o diretor.

Ainda na home, o menu superior também terá mudanças, ficando simplificado e clean – um mouse over abrirá as opções “recomendadas pelos editores”, “últimas notícias” e “mais lidas”. Outra novidade é a comunicação com as redes sociais. O Estadão.com.br abre espaço para esse universo, com conteúdos participativos e interatividade com os usuários dessas plataformas.

Por exemplo, já na home será possível comentar e compartilhar uma notícia ou um trecho diretamente nas redes sociais. Quando o leitor quiser destacar uma matéria ou parte dela, basta iluminar que aparecerão botões de Facebook e Twitter direcionando-a automaticamente para esses locais, com link reduzido. Outra novidade será o destaque a comentários dos leitores. Os mais interessantes, de acordo com curadoria da equipe de redação, terão destaque na home, com identificação do nome ou nickname do leitor.

Outra facilidade é a disposição do conteúdo em notícias recomendadas pelo editor, opinião, mais lidas ou mais recentes, tanto na home como nas matérias internas. O leitor que estiver lendo uma determinada matéria – com template único – terá a recomendação de textos relacionados com aquele tema, sempre dentro do site. Também será disponibilizada no rodapé do site uma galeria multimídia com vídeos e fotos. Além das já tradicionais seções do Estadão.com.br, será criado a Vida e Estilo. Nela caberão todos os conteúdos de moda, beleza, comportamento e bem-estar.

  • compartilhe: