Demissões na Folha, Band, iG e Diário do Grande ABC

10/07/2012

Na semana passada, quatro veículos de comunicação diminuiriam seus quadros de funcionários. Jornalistas foram dispensados na Folha de S. Paulo, TV Bandeirantes, Portal iG e Diário do Grande ABC. Editores, repórteres, colunistas e produtores fazem parte da lista de corte das empresas de comunicação – além de profissionais que não têm ligação com o jornalismo.

A sexta-feira, 6, começou com a confirmação de que ao menos cinco jornalistas foram dispensados da Folha, jornal que desde o final do mês passado cobra pelo conteúdo produzido na versão online e que, de acordo com o editor executivo Sérgio Dávila, vai investir na melhoria da qualidade do noticiário.

Na Band, as demissões aconteceram na quinta-feira, 5. A emissora dispensou 21 profissionais de sua equipe no Rio de Janeiro e deixou de produzir o ‘RJ Acontece’. A direção do canal afirmou, por meio da equipe de comunicação, que “houve ajuste no efetivo”. O veículo citou, entretanto, que as dispensas ocorreram “frente às mais de 120 contratações realizadas nos últimos meses”.

Sob o comando do grupo português Ongoing desde abril deste ano, o iG deve passar por reformulação na estrutura responsável pelo conteúdo. O primeiro passo já está sendo dado e atinge colunistas, blogueiros e profissionais que mantêm páginas independentes atreladas ao portal. A direção do site enviou cartas para informar a decisão de não continuar com as parcerias. O veículo define o comunicado como “notificação – aviso prévio de rescisão contratual”.

O Diário do Grande ABC, impresso que circula em setes municípios da região metropolitana de São Paulo, também promoveu dispensas no decorrer das últimas semanas. O primeiro a sair foi o editor da seção ‘Setecidades’. Nesta sexta, duas repórteres, um ilustrador e um contratado da equipe de arte deixaram o jornal.

Do Comunique-se

 

  • compartilhe: