Womanity Foundation homenageia mulheres não reconhecidas Prêmio Nobel
Compartilhar
A campanha “The Noble Speech”, criada pela TBWA de Dubai para a Womanity Foundation, instituição internacional que busca a proteção à mulher por meio da igualdade entre gêneros, homenageia duas importantes cientistas da história que não foram reconhecidas pelo Prêmio Nobel. Esther Lederberg e Lise Meitner, que morreram em 2006 e 1968, retornam à vida por meio de ferramentas tecnológicas e podem finalmente fazer seus discursos de agradecimento ao prêmio.
A campanha tem a produção do Studio Nuts, coletivo criativo especializado em projetos visuais, que recriou os rostos das cientistas. A tecnologia de deepfake, que é usada na campanha, funciona com a combinação de várias imagens humanas baseada em técnicas de inteligência artificial. “No caso das cientistas não havia fotos disponíveis e tivemos que recriar os rostos em 3D”, diz Tico Moraes, sócio do Studio Nuts.
No início da década de 1950, a Dra. Esther Lederberg fazia parte de uma equipe de cientistas pioneiros na genética microbiana. Apesar de suas contribuições para o campo da microbiologia, o Prêmio Nobel subsequente em 1958 foi concedido apenas a seu colega masculino. Dra. Lise Meitner, física austríaca, liderou a equipe que descobriu a fissão nuclear e, assim como Lederberg, nunca foi reconhecida.
Confira aqui:
Watch Dr. Esther Lederberg’s Noble Speech
Watch Dr. Lise Meitner’s Noble Speech
Ficha Técnica
Título: The Noble Speech
Agência: TBWA/RAAD
Anunciante: Womanity Foundation
Produtor: Nelly Chahwan
Diretor Executivo de Criação: Alex Pineda
Diretor de Arte: Hugo Agostinho
Redatora: Maian Alken
Animação 3D: Studio Nuts
Produtora: DeJavu