Escreva para pesquisar

DESTAQUE

TV Globo estreia série documental “O Século do GLOBO” em homenagem aos 100 anos do jornal

Compartilhar

A TV Globo estreia nesta terça-feira, 8, “O Século do GLOBO”, documentário especial criado por Pedro Bial e produzido pelos Estúdios Globo para celebrar os 100 anos do jornal O GLOBO, fundado em 1925 por Irineu Marinho. Dividida em quatro episódios, a produção vai ao ar até sexta-feira, sempre após a novela “Vale Tudo”, e ganha disponibilização completa no Globoplay logo após o primeiro episódio.

A série mescla ficção, entrevistas inéditas e arquivos históricos para retratar momentos-chave do jornalismo brasileiro e da evolução do país nos campos político, econômico e cultural. “A história dos 100 anos do jornal O GLOBO não é só sobre o jornal, é sobre a realidade que ele testemunhou. A história com H maiúsculo”, define Bial.

No elenco, Tony Ramos e Eduardo Sterblitch interpretam Roberto Marinho em diferentes fases da vida. Também participam Bruno Mazzeo, Rodrigo Simas, Marcelo Airoldi, Ravel Andrade, João Vitor Silva, Miguel Rômulo e Lívia Silva. A narrativa percorre três eras: de 1925 a 1954, os anos 1960 e 1970, e o período da modernização tecnológica a partir dos anos 1980 até os dias atuais.

Um dos destaques técnicos é a recriação das redações do jornal no Estúdio de Produção Virtual dos Estúdios Globo, inaugurado no fim de 2024. A tecnologia de tracking de câmeras, inteligência artificial e realidade aumentada permitiu ambientar as 48 entrevistas inéditas realizadas para a produção.

Entre os entrevistados estão os filhos e netos de Roberto Marinho — João Roberto, José Roberto, Roberto Irineu, Paulo e Roberto Marinho Neto —, além de nomes como Leonêncio Nossa, Ali Kamel, Miriam Leitão, Merval Pereira, Fred Kachar, Pedro Dória, Fernando Gabeira, Flávia Oliveira, Domingos Peixoto e o funcionário mais antigo do jornal, Marcelo Monteiro.

Tags:

Deixe um Comentário