Sem patrocínio, OcupaTrans lança vaquinha para viabilizar participação em Cannes 2025
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O OcupaTrans, projeto que promove a inclusão de pessoas trans na indústria criativa brasileira, comunicou pelas redes sociais que não conseguiu viabilizar patrocínio para participar da edição de 2025 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que acontece entre os dias 16 e 20 de junho, na França.
Com isso, a iniciativa liderada por Guilhermina de Paula lançou uma vaquinha online para tentar garantir a presença dos profissionais selecionados no programa OCUPACANNES. A campanha de financiamento coletivo busca apoio da comunidade e do mercado publicitário para cobrir os custos da viagem. Para contribuir com a vaquinha, clique aqui.
Leia abaixo o comunicado completo divulgado ontem por Guilhermina.
“Não vamos a Cannes.
Foi o que dissemos ontem aos nossos seis talentos selecionados para o projeto OCUPACANNES, seguido de pedidos de desculpas.
Não atingimos nem 30% da nossa meta e aprendemos que há um limite para o que podemos reivindicar: Somos autorizados a pedir socorro, mas não a sonhar; a falar de sobrevivência, mas não de liberdade; a implorar pelo prato, mas nunca a dividir o mesmo espaço para comer.
O que ganhamos nesses últimos meses de trabalho foram muitas portas fechadas, “não” sem ver a quem. Muitos “aliados” que nos deixaram na mão com e-mails nunca respondidos. Patrocínio revogado de última hora, mudança de planos e promessas vazias. Oferecemos soluções para cada desculpa, mas ficou claro que muitas agências, marcas, empresas e empresários de grandes nomes e títulos não nos reservam mais nada.
Estamos há 10, 20, 50 anos falando das mesmas pautas, correndo sozinhos atrás de um futuro que nunca chega. Cada apoio negado atrasa nossa luta por autonomia e não queremos passar a próxima década batendo de porta em porta pedindo pelo direito à vida. Mas é isso que vai acontecer se nada fizerem para nos ajudar a sair dessa posição.
Esse é o nosso último apelo por ajuda, a nossa última tentativa de conseguir viabilizar nossa ida ao festival através de apoio, patrocínio, doação.
Convocamos todos que se importam de alguma forma com o futuro do nosso projeto, desde pessoas físicas a CNPJs, para contribuir com a nossa vakinha.
Não aguentamos mais lutar pelo mínimo.”