Após concorrência global, o Santander definiu o Publicis Groupe consolidando sua estratégia de marketing em uma única rede. A decisão veio após um processo competitivo que envolveu algumas das maiores agências do mundo, com foco em critérios como criatividade, tecnologia, análise de dados e inteligência artificial. Participaram da disputa os grupos WPP, Dentsu e Mediabrands. No Brasil, a conta deixa a carteira da BETC Havas.
A movimentação faz parte da estratégia do banco para fortalecer sua nova narrativa global, alinhada ao posicionamento “Começa agora”, que busca criar uma conexão mais próxima com os clientes, colocando suas necessidades no centro da comunicação. A centralização das operações em uma única agência tem o objetivo de acelerar a implementação de soluções tecnológicas, tornando as experiências mais personalizadas e otimizando a eficiência das operações globais.
Apesar da unificação, a estratégia será adaptada a cada mercado para respeitar as especificidades locais. Segundo Juan Manuel Cendoya, diretor global de Comunicação, Marketing Corporativo e Estudos Corporativos, e vice-presidente do Santander Espanha, a parceria com o Publicis Groupe trará ganhos significativos em tecnologia e análise de dados: “Estamos entusiasmados com essa nova parceria e confiantes de que as capacidades tecnológicas e o uso avançado de dados vão fortalecer nossa conexão com os clientes. Ao concentrar todas as atividades de marketing em uma única agência, conseguiremos tirar proveito da nossa presença global e escalar as melhores práticas de forma mais eficaz.”