Reclame lança “Memórias do Mercado”
Compartilhar
A história da publicidade brasileira inspirou o lançamento do projeto Memórias do Mercado no Programa Reclame, exibido pelo Multishow. Idealizado e coordenado por Toshio Yamasaki, diretor de Conteúdo do Reclame/Multishow, o Memórias do Mercado visa imortalizar a história, propagar a cultura e reconhecer profissionais, agências e anunciantes que criaram as bases de uma indústria forte, arrojada, promissora e fundamental para o bom funcionamento de todas as outras do país.
“Queremos exaltar os grandes nomes ligados à comunicação publicitária e de marketing no Brasil e contribuir para a eternização do legado deixado por aqueles que transformaram esta indústria na potência que ela é hoje. O objetivo deste trabalho é que as futuras gerações se inspirem nessas histórias, acreditando em um mercado ainda mais forte no futuro, sem nunca deixar essa memória de lado. Para isso, é fundamental a participação de agências e marcas nesse grande projeto”, enfatiza o diretor.
Com o apoio da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil), Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e Associação Brasileira de Propaganda (ABP), o Memórias do Mercado começará com séries de vídeos, tendo cada um deles um personagem central, que mostrará sua história, trajetória, trabalhos, conquistas, percalços, curiosidades e visão de futuro. Entre os profissionais registrados nesta primeira fase do projeto estão Affonso Serra, Petrônio Correia, Altino de Barros, Luiz Sales, Roberto Duailibi, Francesc Petit, Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcello Serpa, Alexandre e Fábio Fernandes.
Nas fases seguintes, será realizado o mesmo registro e aprofundamento em relação às agências, anunciantes e campanhas que marcaram época, transformaram a indústria e ditaram novos ritmos em suas épocas, sendo ainda hoje exemplos de criatividade e sucesso. Todo o material compilado será divulgado em diferentes veículos e disponibilizado em um portal, que funcionará como o mais rico e completo histórico audiovisual da propaganda brasileira. De acordo com Toshio, a cada mês, o projeto promoverá eventos de lançamento dos filmes/documentários com exposição de fotos dos arquivos pessoais das personalidades e dos principais trabalhos do perfilado.