Escreva para pesquisar

DESTAQUE

“Raízes de Ouro”: CBF revela em ação raízes africanas de Vini Jr.

Compartilhar

Em homenagem à força e resiliência de Vini Jr., a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aproveita o Dia da Consciência Negra lança “Raízes de Ouro,” uma campanha especial que revela as origens africanas do jogador, destacando o orgulho e a história do povo afro-brasileiro, especialmente no futebol.

 

Vini Jr. carrega consigo o desejo de honrar suas raízes. No entanto, como muitos afrodescendentes, sua história ancestral foi apagada pelo racismo e pelo legado da escravidão. Graças a um teste de DNA com a AfricanAncestry.com, pioneira em rastreamento genético de ancestrais paternos e maternos para pessoas negras em todo o mundo, foram descobertos o país e a tribo de origem de Vini Jr. – seus ancestrais vem da tribo Tikar em Camarões.

 

Como parte da campanha “Raízes de Ouro,” a CBF ainda convidou a Federação de Futebol de Camarões e Vini para se juntar ao Brasil nessa celebração histórica. Vini Jr. joga nesta terça-feira, 19, contra o Uruguai, em Salvador, com uma camisa da Seleção Brasileira exibindo as bandeiras do Brasil e de Camarões.

 

Também na transmissão pela TV Globo, será veiculado um filme sobre ancestralidade afrodescendente no Brasil, explorando a resiliência do povo negro, seu legado admirado globalmente e sua luta contínua contra o racismo. A assinatura é da agência Nordx.

 

Na fachada da CBF, no Rio de Janeiro, poderá ser visto um painel com a foto de Vini Jr. ao lado das bandeiras do Brasil e dos Camarões com a mensagem “Unidos pelo melhor craque do mundo”

Para o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, essa campanha vai além do futebol: “Celebrar Vini Jr. é celebrar a conquista de todos os brasileiros. Ao conhecer suas origens, reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade inclusiva, reconhecendo o papel fundamental da cultura afro-brasileira em nossa identidade e no nosso sucesso no futebol mundial.”

 

Tags:

Deixe um Comentário