Postos Petrobras e Africa Creative alertam: combustível barato pode sair caro
Compartilhar

Em meio às recentes operações policiais e reportagens que expuseram esquemas de adulteração de combustíveis e conexões com o crime organizado em São Paulo, os Postos Petrobras lançam uma nova campanha criada pela Africa Creative para alertar os consumidores sobre os riscos de abastecer em locais não confiáveis.
Com o conceito “O barato pode sair caro”, a ação reforça a importância de verificar a procedência do combustível e destaca o programa “De Olho no Combustível” (DOC), iniciativa criada em 1996 que certifica a qualidade dos combustíveis vendidos nos Postos Petrobras. O programa utiliza laboratórios móveis, marcadores químicos, auditorias, cliente misterioso e treinamentos para garantir transparência e segurança ao consumidor.
O filme da campanha adota um tom leve e educativo, utilizando animação para mostrar as consequências de abastecer com combustível adulterado de engasgos e ferrugem no motor até superaquecimento e vazamentos. Em contraponto, o motor “feliz” dos Postos Petrobras simboliza a confiança garantida pelo DOC. A produção é da Zombie Studios e da S de Samba.
Os mascotes Lu e Brás reforçam a mensagem de qualidade em peças para TV aberta, TV Conectada, OOH, rádio, Spotify e redes sociais. A campanha segue no ar até dezembro em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Ficha Técnica:
AGÊNCIA: Africa Creative
TÍTULO: Barato que sai caro
CCO: Sergio Gordilho
ECD: Aaron Sutton
Direção de Criação Associado: Pedro Mesquita e Caio Machado
Criação: Felipe Sanches e Diana Coutinho
CEO: Márcio Santoro
CO-COO: Renato Broggin
Diretora de Atendimento: Flávia Mesquita
Atendimento: Yuri Paternostro, Isabelle Lodetti, Ana Carolina Martins e Fernanda Ortis
CSO: Ana Kuroki
Estratégia: Luciana Mussato e Thiago Jorge
RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara e Felipe Lopes
Production: Zombie Studio
Chief Creative Officer / Executive Creative Director: Paulo Garcia
Diretor: Daniel Salles
Managing Director / Executive Producer: Natalia Gouvea
Client Services: Stephanie Wang
Producer Director: André Carvalho
Art Director: André Zendron
Head of CG: Isaac Buzzola
CGI Director: Leandro Marcelino
CGI Technical Directors: Wesley Oliveira e Alisson Perin
Storyboard and Animatic: Saulo Brito e Gabriel Sao Marcos
Creative Deck & Graphic Design: Kaike Gouvea
Concept Artists: André Zendron e Bruno Jacob
Look Development: Claudio Junior, Thiago Peyon, Alejandro Franca e Gean Carlos
Lighting: Claudio Junior, Thiago Peyon, Ricardo Alves e Letícia Fagundes
Modeling: Vitor Semeghini, Ricardo Alves, Danilo Silva e Alejandro Franca
Rigging: Raul Sales
Animation Supervisor: Alex Ferreira Simões
Technical Animation Supervisor: Gustavo Figueiredo
Animation Layout: Isaac Buzzola e Gustavo Figueiredo
Animation: Rodrigo Souza, Lucas Barbosa, Rajeev Sharma, Jeffry Syahputra Wy, Daniyl, Pereluka, Fabio Pugliese e Airi Umezawa
VFX: Marcos Leite e Lucas Amaral
Compositing: Isaac Buzzola
Assemblers: Enrique Pedretti, Gabba Dias, Matheus Lopes e Rafael Vargas
Account Management: Jéssica Reis
Editing: André Carvalho
Motion Graphics: Vinicius Kahan
Art Design: Kaike Gouvea
Financial: Alessandra Cena
IT: Gabriel Paixão e Rodolfo Cultiz
Produtora de áudio: S de Samba
Direção e criação musical: Jair Oliveira e Wilson Simoninha
Produção Musical: Diego Guimaraes e Mateus Latge
Sound design e finalização: Erick Godoy e Antonio Arruda
Solo vocal: Rhaissa Bittar
Coordenação: Lara Fratucelli
Atendimento: Meg Magro
Aprovação do cliente: Vanessa Gordilho, Luiz Phillipe Steenhagen Blower, Paula Nunes e Denise Martins