Em alusão ao Dia Mundial do Planeta Terra, neste 22 de abril e à nova norma que exigirá atenção à saúde mental no ambiente corporativo a partir de 25 de maio, o Pacto Global – Rede Brasil, iniciativa da ONU, lança a campanha “Burnout da Terra”, com criação da AlmapBBDO. A produção é da Black Madre e da Cabaret.
A ação propõe uma analogia entre os sintomas do esgotamento humano e o atual estado do planeta, como forma de alerta sobre os impactos das mudanças climáticas. O conceito parte da pergunta: “e se a Terra fosse um ser humano?” A resposta vem na forma de um atestado médico simbólico, ilustrado com exames clínicos que revelam oito sintomas de Burnout — como estresse, insônia e arritmia — reinterpretados como sinais vitais da degradação ambiental.
O “diagnóstico” foi elaborado com o apoio de Carlos Nobre, climatologista e Nobel da Paz, e do médico Paulo Saldiva, professor da USP. A ideia é sensibilizar empresas a aderirem ao Pacto Global e assumirem compromissos reais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao assinarem o “Atestado de Burnout da Terra”, as companhias oficializam sua participação no movimento e seu engajamento com práticas sustentáveis.
“Assim como o excesso de trabalho leva ao Burnout humano, o planeta também está sofrendo, com a mesma intensidade, um tipo de Burnout ambiental, provocado pela ação humana”, afirma Carlos Nobre.
Ficha Técnica:
Agência: AlmapBBDO
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
Campanha: Burnout da Terra
Cliente: Pacto Global
Produto: Institucional
CCO: Pernil
Diretores Executivos de Criação: Eduardo Lima, Fernando Duarte, Henrique del Lama, Pedro Corbett e Rodrigo Adam
Head de Design & Craft: Eric Benitez
Diretor de Criação: Eduardo Vares
Criação: Alexandre Freire, Fernando Saú, Pedro Afonso, Rafael Reis e Victor Laars
Atendimento: Camila Massari, Fabíola Loureiro e Cairo Lorenzo Ribas
CDMO: Rafaela Alves
Mídia: Luana Guerra Gallizzi, Daniele Dechiqui, Laura Paganini , Lucas Fanti Del Vage e Victor Cavalcante
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Marcia Granja
Editor: Cadu Silva
Motion designer: Lucassou
Art Buyer: Tereza Setti e Ana Cecilia da Costa
Produção Gráfica: Jose Roberto Bezerra, Rose Cleide Soares Ribeiro e Marcos De Souza
Revisão: Eliana Aparecida Pavan
Projetos Especiais: Julia Newman, Larissa Sarkis, Júlia Cunha e Pedro Benassi
PR: PR ALMAP, Giusti e PR Pacto Global
Aprovação: Flávia Martins, Ana Urquiza, Brenër Pompêo, Rubens Filho, Flavia Vianna e Danielly Freire
Conteúdo exames e pesquisa: Dr. Carlos Nobre, Dr. Paulo Saldiva e Sidney Marcelino Leite
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Cyro Neto
Compositor: Guilherme Azem
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Cyro Neto
Atendimento: Ingrid Lopes, Fernanda Crespo, Bruna Rocha e Bárbara Russiano
Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello
Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Atendimento Executivo: Camila Holzmann
Head de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote e Tommy Martins
Head de Produção: Laryssa Andrade
Produção: Karla Milkem
Head of Art: Icaro Yuji
Ilustradores: Pedro Gabriel e Leandro Dexter
Animadores: Ramona Krüger e Fernando Snake