O Movimento Volta Pinheiros desenvolveu um “perfume” com fluidos do Rio Pinheiros e enviou o kit de lançamento do Eau de Pinherrô para autoridades públicas do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo, Sabesp e EMAE. A campanha é um manifesto do Volta Pinheiros que chama a atenção para a falta de transparência do projeto Novo Pinheiros, que não divulga o nível atual de limpeza do rio.
O perfume, produzido com água do Rio Pinheiros retirada pelos participantes do movimento e quimicamente alterado para não haver risco de contaminação, foi embalado em um lindo frasco, mas impróprio para o uso. Por segurança, o perfume vem totalmente lacrado e deixa isso explícito. Se o péssimo odor já é bem perceptível em um frasco de 100 ml de perfume, temos a dimensão do cheiro insuportável que se estende pelos 25 km do Rio Pinheiros. O processo de produção do Eau de Pinherrô foi filmado e está nas redes sociais do movimento. Assista aqui.
A campanha conta com a participação de personalidades como a empresária Helô Pinheiro, Marina Klink, que é parceira oficial do movimento, e da página O Brasil que Deu Certo. O movimento Volta Pinheiros apoia o projeto de limpeza da Sabesp, mas pede mais transparência do Governo no processo para que a execução seja realizada dentro do prazo prometido.