CUFA (Central Única das Favelas), Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista lançam nesta segunda-feira, 5, o movimento Panela Cheia, que pretende arrecadar 2 milhões de cestas básicas para distribuição em todo o país. A iniciativa ainda conta com apoio do UniãoSP e cooperação da Unesco.
Com o agravamento da pandemia e a indefinição sobre o futuro, os impactos econômicos e sociais fizeram com que a fome se alastrasse ainda mais pelo país. Pesquisa do Instituto Locomotiva/Data Favela aponta que quase 7 em cada dez (68%) pessoas que vivem em comunidades no Brasil tiveram piora em sua alimentação em 2021.
Com a campanha “Fome mata. Panela cheia salva”, assinada pela Africa, o movimento tem como meta arrecadar 2 milhões de cestas básicas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em setembro de 2020, 10 milhões de pessoas estavam em situação de “insegurança alimentar grave”, ou seja, fome. “Este número é bem pior hoje em dia. Estamos chegando perto de uma calamidade porque a pandemia fez piorar ainda mais uma situação que já era gravíssima. A sociedade precisa ter visibilidade disso e agir rapidamente”, afirma Preto Zezé, presidente global da Cufa.
Além de peças para diversas mídia, a comunicação conta com clipe da música-tema produzida por Simoninha e Jair Oliveira. O jingle foi criado para dar visibilidade ao problema da fome e convocar todos para a ação, por meio do Movimento Panela Cheia. Alcione, Péricles, Fernanda Abreu, Maria Rita, Naiara Azevedo, Carlinhos Brown, Dudu Nobre, Zeca Pagodinho, Lexa e Vanessa da Mata gravaram participações especialíssimas, sem qualquer cachê. Assista aqui.
Para Eduardo Lyra, criador e CEO da Gerando Falcões, é somente com a junção de forças que a situação pode melhorar. “Duas organizações da favela estão se unindo em uma só campanha, com apoio de entidades sérias e importantes. Mas precisamos de toda a sociedade sensível ao tema e trabalhando junto para solucionar o problema da fome. É desesperador ver tanta mãe de família sem comida em casa”, explica.
No site www.panelacheiasalva.com.br/ é possível conhecer mais sobre a campanha e selecionar a instituição para qual a pessoa gostaria de fazer uma doação: Cufa (projeto Mães da Favela) ou Gerando Falcões (projeto Corona no Paredão). Em ambas o valor arrecadado será utilizado para a compra de cestas básicas físicas ou digitais e que serão distribuídas pelas instituições às comunidades.
FICHA TÉCNICA:
Título: Panela Cheia Salva
Agência: Africa
Anunciante: CUFA, Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista / apoio União SP e colaboração Unesco
Produto: Institucional
Duração: 60”
Diretor Geral de Criação: Sergio Gordilho
Diretor de Criação: Erico Braga e Pedro Bullos
Redator: Pedro Bullos
Diretor de Arte: Cortez Pereira
Produção/agência: Rodrigo Ferrari, Patricia Gaglioni
Atendimento: Raphael Vandystadt, Raquel Veríssimo
Planejamento: Aldo Pini
Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade: Raphael Vandystadt
Produtoras: Delicatessen, Produka, Rehbling Jr. Filmes
Direção: Martin Toro, Pedro Costa, Pedro Miguel Oliveira, Renan Benedito, Rodrigo Ferrari, Rodrigo Moreira, Rodrigo Pirim, Wellington Galdino
Montagem: Ernesto Neto
Colorista: Fabio Maczka
Produtora de áudio: S de Samba
Criação Musical: Jair Oliveira
Direção Musical: Wilson Simoninha
Cantores: Jair Oliveira e Wilson Simoninha
Produção: Pedro Caldas
Mixagem: Flavio Gondim
Atendimento: Meg Magro
Aprovação/cliente: Celso Athayde, Fernanda Viola