Pacto Contra a Fome: “Lugar de comida é no prato”
Compartilhar
O Pacto Contra a Fome inicia uma ampla campanha nacional a favor da redução do desperdício de alimentos que contará com a publicação de um manifesto em jornais de grande circulação, um filme publicitário, a divulgação do Guia “Lugar de comida é no prato” e diversas ações de ativação sobre o tema. A campanha abre o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar – 29 de setembro -, data estabelecida pelas Nações Unidas, e busca conscientizar a sociedade sobre as consequências do desperdício de alimentos para a segurança alimentar e o meio ambiente.
“O desperdício de alimentos em convivência com a fome revela a incoerência que vivemos neste Brasil tão desigual. Ambos os problemas geram sérios impactos sociais, econômicos e ambientais, e não podemos mais aceitar. À medida que trabalhamos a redução do desperdício de alimentos em favor do combate à fome e de impacto ambiental positivo, iniciamos um ciclo virtuoso. Construímos assim sistemas alimentares mais sustentáveis e acessíveis para todos”, explica a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.
O filme que acompanha a campanha desenvolvido em parceria com a Africa Creative. A música, escrita por Jair Oliveira, da S de Samba, foi especialmente criada para acompanhar a campanha. Já o comercial tem produção da Magma.
Além da campanha, o Pacto Contra a Fome publicará um manifesto em veículos de comunicação. Intitulado “Um ano a menos”, o documento pontua a grandiosidade dos números da insegurança alimentar e do desperdício de alimentos no Brasil e a necessidade da atuação coletiva para combater esses males até 2030, data limite estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).
A campanha prevê ainda uma série de ativações off e online, ações nas ruas, em shoppings centers e centros comerciais, mídias Out of Home, entre outras ações previstas.
As ações têm ainda o apoio de entidades de diversos setores, como o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o WWF Brasil, a ONG Banco de Alimentos, o Instituto da Criança, o SESC Mesa Brasil, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a rede de shoppings Multiplan.