“Não há clima que resista a lixo jogado na rua”

O Instituto Limpa Brasil lança uma nova campanha criada pela alegriaR para reforçar a importância do descarte correto e da reciclagem, alinhada ao conceito “Não há clima que resista a lixo jogado na rua”. A ação integra o #MutirãoCOP30, iniciativa apoiada pela Presidência da COP30 para mobilizar a sociedade em torno da agenda climática.

Explorando o duplo sentido da expressão “sem clima”, o filme de 1 minuto conta a história de duas latas de bebida — Josi e Mário — que se conhecem em um cooler, se separam após serem descartadas de forma inadequada na rua e só se reencontram quando são recolhidas para reciclagem. A narrativa mostra as latinhas enfrentando intempéries e acúmulo de lixo até serem resgatadas em um saco da ONG. No desfecho, já como recicláveis, elas reaparecem juntas em um refrigerador, agora acompanhadas por “Josimar”, simbolizando que, quando há clima, há vida e, quando se trata de materiais recicláveis, também há reuso.

“Queríamos trazer uma mensagem mais lúdica em meio a tantos conteúdos técnicos sobre clima, especialmente às vésperas da COP30. Uma história de amor costuma engajar mais”, afirma Marcelo Reis, fundador da alegriaR.

Para Edilainne Pereira, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil, a campanha reforça um princípio básico: “O clima do planeta começa nas atitudes de cada um. Ao limpar, reciclar e educar, cada cidadão contribui para mitigar a crise climática.””

O filme circula nas redes sociais do instituto e será exibido também nas ações do Limpa Brasil durante a Free Zone da COP30, em Belém do Pará.

Deixe um Comentário