McCann Worldgroup identifica 5 perfis diferentes diante do cenário pós-pandemia
Compartilhar
À medida que algumas partes do mundo caminham para uma retomada nas atividades, surgem muitas perguntas sobre quais comportamentos pré-pandêmicos retornarão e quais novos permanecerão quando o cenário estiver melhorando. Com base em um universo de mais de 16 mil pessoas, em 18 países de todos os continentes, uma pesquisa[1] da Truth Central – unidade de inteligência global do McCann Worldgroup – identificou 5 perfis de atitudes diante da fase de reabertura das atividades pós-pandemia.
Esses perfis foram definidos com base nas respostas e nos comportamentos das pessoas diante das novas regras que os governos estão estabelecendo para este período de reabertura gradual das atividades. São eles:
- Cautelosos: seguem as regras cuidadosamente – 50%*
- Condicionais: seguem algumas regras, mas não outras – 21%*
- Os não conformistas: ignoram todas as regras – 6%*
- Os criativos: seguem as suas próprias regras – 13%*
- Os sem noção: não sabem quais são as regras – 9%*
*Números globais
Quando comparados à média global, nos mercados latino-americanos os “cautelosos” são maioria no Chile (58%) e no Brasil (54%), e os “condicionais” no México e Argentina, com 22% em ambos os países. O perfil de “não conformista” é maioria no Brasil, mesmo com um índice de apenas 7%, enquanto os “sem noção” chegam a 9% no país. Os perfis de “criativos” lideram no México (15%) e os “sem noção” na Colômbia (10%).
Nesse contexto, também é importante considerar que, globalmente, uma em cada cinco pessoas prefere trabalhar permanentemente em casa. A pesquisa também mostra que 29% dos entrevistados consideram que a sociedade está reabrindo muito rapidamente.